Grupo Noche Flamenca se apresenta pela 1ª vez em SP

Pela primeira vez no Brasil, o grupo espanhol Noche Flamenca – com 17 anos de trajetória e considerado a mais importante companhia itinerante de flamenco da Espanha – chega a São Paulo, depois de passar, no último final de semana, pelas cidades catarinenses de Jaraguá do Sul e Joinville. O grupo apresenta hoje o espetáculo “Camino Al Sur” na capital paulista, em única apresentação. Com coreografias assinadas por Martin Santangelo e Soledad Barrio, casal que fundou a companhia em 1993, o programa também reúne trabalhos como os solos de guitarra de Eugenio Iglesias e Salva de María e coreografias da dupla de bailarinos Antonio Jimenez e Juan Ogalla.

Para a premiada bailarina Soledad, que já recebeu o Bessie, prêmio de dança e performance da cidade de Nova York que é considerado uma das distinções mais importantes da dança mundial, estar no País pela primeira vez é maravilhoso. “O público brasileiro gosta muito da dança e acredito que o flamenco é um fenômeno cultural importante para o mundo”, diz.

Entre as cidades que fizeram parte das turnês mundiais do grupo estão Nova York e Buenos Aires, além de apresentações em países como Grécia, Egito, Austrália e Estados Unidos. “E daqui vamos para Argentina e Chile”, conta Soledad.

Em suas apresentações, o grupo procura transmitir ao público a paixão e a emoção que envolvem o ritmo do flamenco, a dança mais popular da Espanha. Segundo a bailarina, existe uma grande preocupação estética nas coreografias que tentam levar aos palcos a essência e a pureza dessa arte considerada complexa e misteriosa. Em “Camino Al Sur”, músicos executam os temas no palco, ao vivo, ao lado dos bailarinos. As informações são do Jornal da Tarde.

Noche Flamenca – Hoje, às 21h. Teatro Bradesco, Bourbon Shopping. (R. Turiassú, 2100, Perdizes). Preço: R$ 50 a R$ 150. Capacidade: 1.457 lugares.

Voltar ao topo