Grupo G2 encerra Festival Internacional de Cascavel

São dois espetáculos em uma única intenção: encerrar o 1º Festival Internacional de Cascavel (Fica) com a mesma vivacidade com que ele foi produzido durante todo o mês de julho. ?Espécie em extinção? e ?Leggo?, ambos encenados pelo grupo do Teatro Guaira, G2 ? Cia de Dança, representam as quatro faces artísticas que subiram ao palco durante a programação ? dança, teatro, música e cinema ? e, acima de tudo, comemoram o projeto certeiro de um evento que projetou Cascavel no cenário nacional como cidade que promove a Cultura. O encerramento acontece neste domingo (05), às 20h30, no Centro Cultural Gilberto Mayer. As entradas custam R$ 10 (estudantes pagam meia-entrada).

No primeiro ato, o grupo apresenta ?Espécie em extinção? ? uma montagem que apresenta a cultura de consumo e a inerente perda de recursos. Nesta coreografia, os bailarinos pretendem passar a importância dos humanos como guardiões do planeta e a responsabilidade que têm em mantê-lo saudável para as próprias gerações.

Em seguida, G2 exibe a construção de uma infinidade de imagens: ?Leggo?. Esta montagem tem como pano de fundo a filosofia de Gaston Bachelard, explicando que o espaço possui uma poética própria. Nela, os bailarinos usam blocos de espuma ? analogia ao jogo de montar (Lego) ? para explicar como diferentes formas vão além da sua geometria e sugerem ambientes, habitados por imagens próprias. Os ingressos podem ser adquiridos no Centro Cultural. Mais informações pelos telefones (45) 3902-1369 (CCGM) ou 3321-2105 (coordenação de Dança).

1º FICA

A apresentação encerra um evento que foi marco para a história da Cultura de Cascavel. O Festival Internacional de Cascavel ? acontecimento que agrupou o 18º Festival de Dança, 18º Festival de Música, 22º Festival de Teatro, 2º Festival de Cinema e 17ª Mostra de Artes Plásticas ? induziu a comunidade a participar de atrações diárias. Durante 25 dias foram levadas às ruas, praças, escolas, entidades assistenciais e diversos espaços públicos da cidade, centenas de apresentações em todas as áreas artísticas.

Foram realizadas 40 oficinas e, nelas, reunidos mais de 400 participantes, promovendo um intercâmbio entre estudantes e profissionais de renome. A estimativa de público é de aproximadamente 30 mil pessoas. ?No Centro Cultural Gilberto Mayer, local que centrou boa parte das apresentações, tivemos cerca de 20 noites com casa cheia. Isto demonstra que a iniciativa agradou a comunidade e que também contribuiu para o crescimento artístico na região?, conclui o secretário da Cultura, Julio Cesar Fernandes.

Lançamento literário

Pouco antes do espetáculo, às 19h30, acontece o lançamento do livro ?Ontem, no Rádio?, do cascavelense membro da Academia de Letras, Donato Ramos. O livro reúne obras poéticas produzidas pelo autor ao longo de seus 30 anos de carreira como radialista. Este é o 14º livro escrito por ele. O lançamento será na entrada do Centro Cultural.

Serviço:
Encerramento do 1º Fica
Espetáculos ?Espécie em Extinção? e ?Leggo?, G2 Cia de Dança
Centro Cultural Gilberto Mayer
Domingo, dia 05
20 horas
Entradas a R$ 10 (estudantes pagam meia)

Voltar ao topo