Acontecimentos ocasionais com ares idealistas serão retratados pelo artista que explora o meio urbano e rural, com pessoas e paisagens. O mar e peixes também fazem parte do universo do gravurista. Dentro dessas temáticas, Loizel afirma que a gravura "Vingança da Natureza" com um peixe querendo tombar um barco em alto mar é a sua preferida dentre as que estarão expostas no Hall.
Nas suas gravuras que podem chegar a um metro quadrado de área, Loizel desenvolve a técnica da linoleogravura e a de xilogravura, com madeira. As cores preto e vermelho são constantes nas obras. O motivo da escolha não tem ao certo um porquê. "São cores fortes. Dá impacto", acredita Loizel.
O artista Loizel Guimarães, morador de Bocaiúva do Sul (Região Metropolitana de Curitiba), sempre trabalhou com desenho. No Solar do Barão, no entanto, sua profissão desde 1998 é outra: a de vigia. Até que em 2003 a gravurista Denise Romã o convidou para uma oficina de gravura e percebeu seu talento. De lá para cá, Loizel não parou mais.
"Eu observava atentamente as peças e foi despertando em mim o interesse de fazer também", afirma. O artista já realizou 16 exposições em diversas cidades e coleciona prêmios em salões de artes pelo Paraná. Em 2004, tirou primeiro lugar nos salões de Antonina e de Maringá, e uma menção honrosa no salão de Paranaguá de 2005.
Entre um dia de trabalho de vigia e uma folga em casa no seu atelier no fundo do quintal, Loizel planeja continuar trabalhando e melhorar cada vez mais. "Por prazer e amor à arte", conclui. A exposição Arte para o Mundo pode ser conferida até o dia 5 de julho no Hall da Seec, à Rua Ébano Pereira, 240. De segunda a sexta-feira, das 9 horas às 18 horas. A entrada é franca.