A organização do Festival de Música de Cascavel traz à cidade alguns nomes já consagrados no cenário internacional da música. O violinista búlgaro Evgueni Ratchev, por exemplo, é um destes nomes. De 14 a 19 de outubro, ele ministrará curso de violino/viola e prática de orquestra de cordas, dentro das oficinas do festival.

Natural da Bulgária, Evgueni Ratchev realizou sua graduação e mestrado em Violino na Academia Superior de Música de Sófia, Bulgária. Especializou-se em violino com o professor Fritz Elers, como camerista com o professor Ziegfried Palm (Alemanha) e em regência orquestral com Franco Ferrara em Siena (Itália). Finalista no Concurso Internacional de Violino ?J. S. Bach? em Leipzig, na Alemanha, integrou como spalla e solista uma das mais importantes orquestras de câmara da Bulgária ?Stúdio Concertante?.

Ratchev apresentou-se em vários países da Europa, Japão e África. Em 1987, a convite do governo do estado do Pará, veio para o Brasil, criando o Quarteto de Cordas de Belém. Em 1988, fundou a Orquestra de Câmara do Pará, atuando como regente e spalla e conjugando com essa atividade a docência da cadeira de violino no Conservatório Carlos Gomes.

Como maestro convidado e solista, realizou vários concertos no Brasil, com as orquestras sinfônicas de Belo Horizonte, Brasília e Paraná, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina.

Em 1993 e 1997, a convite da Universidade de Missouri-Columbia (EUA), realizou master classes de violino e recitais em Saent Louis e apresentou-se como solista e regente de Missouri Chamber Orchestra. Desde 1996, atua como spalla da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina.

Em 1998, fundou Orquestra de Câmara ?Solistas de Londrina? sendo spalla, regente e diretor artístico. Foi regente convidado da Garland Symphony Orchestra, New Symphony Orchestra of Arlington,Las Colinas Symphony Orchestra,noTexas(EUA). Em 2001, dirigiu a gravação do primeiro CD ?Imagens Brasileiras? da Orquestra de Câmara ?Solistas de Londrina?, que resultou em reconhecimento nacional recebendo três prêmios nacionais, sendo Prêmio Tim de Música Brasileira (antigo Prêmio Sharp), nas categorias Melhor CD Erudito e Melhor Arte Visual e Prêmio Saul Trumpet de Melhor CD Erudito do Paraná. Pela contribuição para a cultura paranaense e pela notoriedade e reconhecimento nacional, recebeu em abril deste ano o Prêmio Talento do Paraná /2003.

Integra o corpo docente de violino e música de câmara no Curso Superior de Música da Universidade Estadual de Maringá (PR) e desenvolve intensa atividade pedagógica como professor titular de violino no Curso de Música do Colégio Mãe de Deus em Londrina (desde 2005). Fundou e dirige a Orquestra Jovens Solistas da mesma instituição. Em junho de 2005, gravou o terceiro CD da Orquestra de Câmara ?Solistas de Londrina?.

Desde a sua criação realizou inúmeros concertos com esta orquestra, percorrendo todo o estado do Paraná e outras cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Ouro Preto, Juiz de Fora, Marília, entre outros atuando como solista, regente e diretor artístico. Em janeiro de 2006, novamente realizou concertos como solista e regente de Missouri Chamber Orchestra e da Univesity Philarmonic Orchestra, Missouri-Columbia (EUA) e master classes de violino na mesma universidade. Anualmente se apresenta com o pianista norte-americano Daniel Schene em concertos em Columbia e Saent Louis (EUA).

Inscrições

Os cursos acontecem na Unipan (Av. Brasil, 7210) e os interessados em participar dos cursos podem preencher a ficha de inscrição e apresentá-la na Secretaria da Cultura de Cascavel, mediante depósito bancário no Banco Itaú – Agência 3810 – C/C. 30.019-8, em nome de Gruppo Folklorico Italiano Ladri di Cuori. A taxa única de inscrição é de R$ 20,00.

O Festival de Música de Cascavel é uma realização da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Unipan, RMV, Revista Batera, Arte Som e Sesc/Cascavel. Mais informações pelo telefone (45) 3321-2109 ou pelo e-mail festivaldemusicadecascavel@yahoo.com.br.