Globo programa boas atrações nacionais, infelizmente somente para as madrugadas

Com o fim dos Jogos Olímpicos de Atenas, as emissoras de tevê principalmente Globo e Band voltam à programação normal. Como já virou tradição uma vez por ano, a Globo suspende o Intercine e exibe o Festival Nacional, com alguns bons títulos da mais recente safra do cinema brasileiro. Eclética, a seleção inclui desde o romântico Bossa Nova, de Bruno Barreto, até o intrigante Tolerância, passando pelo comovente Eu, Tu, Eles, de Andrucha Waddington, e o simpático Amores Possíveis, de Sandra Werneck.

Entre tantas boas opções, há de se destacar, por exemplo, Amores Possíveis, de Sandra Werneck, que explora, a partir de um desencontro na porta do cinema, três diferentes possibilidades de futuro para um mesmo casal, interpretado por Murilo Benício e Carolina Ferraz. Um dos pontos altos é o retrato, sensível e humano, de um casal de homossexuais, vivido por Murilo e Emílio di Mello, o Ezequiel Neves de Cazuza – O Tempo Não Pára, da mesma diretora.

Já no gênero comédia, a melhor pedida é Bossa Nova, de Bruno Barreto, que abre o Festival Nacional. Escrito pelo casal Alexandre Machado e Fernanda Young, o mesmo da bem-sucedida série Os Normais, o filme foi feito sob encomenda para a mulher do diretor, a atriz Amy Irving. Na fita, ela interpreta uma americana que mora no Rio de Janeiro, onde trabalha como professora de inglês. Lá pelas tantas, se apaixona por um de seus alunos, um professor divorciado vivido por Antônio Fagundes.

Além do Festival Nacional, da Globo, merece destaque também O Mais Longo dos Dias, um dos melhores filmes já feitos sobre a Segunda Guerra Mundial. No elenco milionário, John Wayne, Robert Mitchum, Henry Fonda, Sean Connery e Richard Burton, só para citar alguns. Só não ganhou o Oscar de melhor filme porque teve a infelicidade de competir com o magistral Lawrence da Arábia, de David Lean.

Domingo

Shiner

(Band, 20h30) Shiner, de John Irvin. Com Michael Caine, Frances Barber e Andy Serkis. EUA, cor, 2000, 99 min. Drama. Billy “Shiner” Simpson é um homem que agencia lutas de boxe e está prestes a viver um daqueles momentos sem volta. Ela realiza um grande espetáculo onde é tudo ou nada. No ringue está seu filho, Eddie. Antes da luta começar, Billy precisa vencer uma outra batalha, a da justiça.

O Mais Longo dos Dias

(Band, 1h30) The Longest Day, de Kenneth Annakin e Andreu Marton. Com John Wayne, Rod Steiger e Henry Fonda. EUA, cor, 1964, 170 min. Drama. Os acontecimentos do dia seis de junho de 1944, o Dia D, quando os exércitos aliados invadiram a Normandia, então sob o domínio nazista. A história é contada sob vários pontos de vista, incluindo o alemão.

Segunda

Zona de Perigo

(Globo, 15h35) Striking Distance, de Rowdy Herrington. Com Bruce Willis, Sarah Jessica Parker e Tom Sizemore. EUA, cor, 1993, 95 min. Aventura. Policial é rebaixado por desacatar autoridade durante as investigações sobre a morte de seu pai. Anos mais tarde, ele patrulha o rio e nova série de crimes tem início. Ele sabe que o homem que paga pena pela morte de seu pai não é o culpado e agora tem uma chance de provar.

Bossa Nova

(Globo, 1h55) Bossa Nova, de Bruno Barreto. Com Amy Irving, Antônio Fagundes e Alexandre Borges. Brasil, cor, 1999, 94 min. Comédia. Ex-aeromoça, americana e viúva, trabalha como professora num curso de inglês no Rio de Janeiro. Lá, ela lida com vários alunos, como o craque de futebol Acácio e o advogado Pedro, ambos apaixonados por ela.

Terça

Foi Sem Querer

(Globo, 15h35) Leave It To Beaver, de Andy Cadiff. Com Christopher McDonald, Janine Turner e Cameron Finley. EUA, cor, 1997, 94 min. Comédia. Caçula de uma típica família de classe média é precoce e inteligente. A maior confusão de sua vida acontece quando ele tenta resgatar sua nova bicicleta das garras do garoto vilão do pedaço.

Eu, Tu, Eles

(Globo, 1h30) Eu, Tu, Eles, de Andrucha Waddington. Com Regina Casé, Lima Duarte, Stênio Garcia e Luís Carlos Vasconcelos. Brasil, cor, 2000, 121 min. Drama. Num vilarejo do árido Nordeste brasileiro, a história real de Darlene, mulher pobre que, apesar do machismo vigente na região, acaba por viver sob o mesmo teto com seus três maridos: Osias, Zezinho e Ciro.

Quarta

Só Resta a Esperança

(Globo, 15h35)

After The Promise, de David Greene. Com Mark Harmon, Diana Scarwid e Rosemary Dunsmore. EUA, cor, 1987, 94 min. Drama. Baseado em história real sobre carpinteiro que precisou cuidar de seus 4 filhos após a morte da esposa durante a depressão. Por causa de mal-entendido, o estado retira-lhe os filhos e, durante anos, ele luta para tê-los de volta.

Tolerância

(Globo, 1h55) Tolerância, de Carlos Gerbase. Com Maitê Proença, Roberto Bomtempo e Maria Ribeiro. Brasil, cor, 2000, 86 min. Drama. Casados, a advogada Marcia e o fotógrafo Júlio substituem fidelidade conjugal por honestidade. Ainda assim, ele fica balançado quando ela confessa ter lhe traído com um cliente. Ao mesmo tempo, Júlio se sente atraído pela bela e sedutora amiga de sua filha.

Quinta

Nunca Fui Beijada

(Globo, 15h35) Never Been Kissed, de Raja Gosnell. Com Drew Barrymore, Michael Vartan e Molly Shannon. EUA, cor, 1999, 94 min. Comédia. Aos 25 anos, Josie é uma incansável jornalista que quer se firmar na profissão. Sua primeira missão é fingir-se de adolescente para fazer uma reportagem sobre a intimidade dos ginasianos. O que ninguém sabe é que ela nunca viveu um romance.

Amores Possíveis

(Globo, 1h40) Amores Possíveis, de Sandra Werneck. Com Murilo Benício, Carolina Ferraz e Emílio de Melo. Brasil, cor, 2000, 94 min. Comédia. Carlos fica esperando pela namorada no cinema, mas ela não aparece. O filme, então, narra três desdobramentos dessa história, 15 anos depois. Na primeira, ele, executivo e casado, reencontra a mulher de seus sonhos. Na segunda, ele, gay, tem problemas com a ex-esposa. Na terceira e última, ele, filho único e mulherengo, se envolve com moça de comportamento nada convencional.

Sexta

Flintstones, o Filme

(Globo, 15h35) The Flintstones, de Brian Levant. Com John Goodman, Elizabeth Perkins e Rick Moranis. EUA, cor, 1994, 95 min. Comédia. Dois espertalhões que querem dar um golpe na pedregulho & Cia. promovem Fred ao cargo de vice-presidente. Os Flintstones se deslumbram com a vida de novos ricos, mas são salvos pelos amigos Barney e Betty.

A Partilha

(Globo, 2h05 )

A Partilha, de Daniel Filho. Com Glória Pires, Andréa Beltrão, Paloma Duarte e Lília Cabral. Brasil, cor, 2001, 93 min. Comédia. Reunidas durante o enterro da mãe, quatro irmãs se vêem obrigadas a discutir a divisão entre elas de um amplo apartamento em Copacabana e os móveis contidos nele. A partir da discussão em torno da partilha de bens, as quatro irmãs passam a confrontar entre si suas opções de vida, já que todas seguiram caminhos bem diferentes.

Minha Amada Imortal

(Globo, 3h55) Immortal Beloved, de Bernard Rose. Com Gary Oldman, Jeroen Krabbe e Isabella Rossellini. EUA, cor, 1994, 95 min. Romance. Em 1827, Ludwig Van Beethoven está morto e, em seus papéis, encontra-se o testamento, deixando seus pertences para a misteriosa “amada imortal”. É o início de uma jornada ao passado, rumo ao relato de um momento esquecido, o romance perdido do gênio maior da música.

Até o fechamento dessa edição, SBT e Record não havia disponibilizado sua programação de filmes.

Voltar ao topo