Gil volta a São Paulo com show do álbum ‘Banda Larga – Cordel’

Quando lançou seu novo álbum ‘Banda Larga – Cordel’, no ano passado, o músico Gilberto Gil estava deixando o Ministério da Cultura e buscando retomar o contato com seu público. O mote do disco era modernidade e tradição, explícito no título da obra. Ainda na estrada, após seis meses longe dos palcos paulistanos, o baiano retorna à capital paulista para um único show hoje na casa de espetáculos HSBC Brasil. Sua turnê já passou por países como Estados Unidos, Canadá, Líbano, Japão, Argentina, Paraguai, Uruguai e alguns da Europa.

Na época do lançamento do disco, em entrevista coletiva, ele explicou que o álbum era sobre novas tecnologias e sua ligação com a arte. “Cordel é uma homenagem e um retorno às tradições dos poetas nordestinos”, disse. O último trabalho de inéditas foi lançado há dez anos, com o álbum ‘Quanta’. Mas, quando lançou ‘Banda Larga’, o músico disse que um dos motivos da demora foi por conta da sua atuação no Ministério da Cultura, que o ocupava a maior parte do tempo.

O que mais chamou a atenção no novo show foi o convite de Gil ao público para filmar e fotografar o que quisessem ao invés da tradicional proibição. Neste um ano de estrada ele passou a reunir esses vídeos e fotografias para divulgar no site www.bandalargacordel.com.br, criado exclusivamente para isso. “Se quiserem divulgar na internet os meus vídeos, que o façam”, afirmou o cantor na época.

Os shows da turnê ‘Banda Larga – Cordel’ guardam ainda algumas surpresas, como a distribuição de fitinhas de Nosso Senhor do Bonfim. Cada fita traz um número que o público deve informar no site para depois receber um brinde do cantor. Antenado com os meios digitais, além de vídeo e foto, Gil também mantém um blog com todos os bastidores das turnês nacional e internacional, além de comentários do público.

Gil será acompanhado pela banda formada pelos músicos Arthur Maia (baixo), Alex Fonseca (bateria), Bem Gil (guitarra), Claudio Andrade (teclados), Gustavo de Dalva (percussão) e Sergio Chiavazzolli (guitarras). No repertório, ele apresentará os sucessos da sua carreira, como Refazenda, Palco, Tempo Rei, Realce, além das novas canções do ‘Banda Larga – Cordel’. Entre elas Não Grude Não, Despedida de Solteira, Olho Mágico e A Faca e o Queijo. Esta última, composta em 1996, mas nunca lançada, foi feita em homenagem a sua esposa, Flora Gil.

Gilberto Gil em Banda Larga Cordel. Única apresentação, hoje, às 21h30. HSBC Brasil (R. Bragança Paulista, 1281. Chácara Sto. Antônio). De R$ 70 a R$ 200. 16 anos. Tel: (011) 4003-1212.