Gang of Four e The Cardigans no Brasil

Os fãs brasileiros de boa música devem ficar atentos. A seminal banda inglesa do pós-punk Gang of Four e o grupo sueco de indie rock The Cardigans virão ao Brasil pela primeira vez em setembro para uma turnê em conjunto durante o Festival Campari Rock. Serão três performances para o público que acompanha a trajetória das duas bandas. A primeira apresentação acontece no dia 6, em São Paulo, no Via Funchal. No dia 8, as bandas tocam em Florianópolis, na casa Ilha dos Cascais. De lá, a turnê segue para Belo Horizonte, com um show no Chevrolet Hall.

d81230706.jpgO festival, que em abril deste ano trouxe Supergrass e Mission of Burma para a cidade de Atibaia, no interior paulista, dessa vez será itinerante, passando pelas três capitais. Além das atrações internacionais, em cada cidade haverá também a participação de uma ou duas bandas locais, ainda a serem definidas, nas aberturas dos shows principais. Em São Paulo, o preço dos ingressos deverá ficar entre R$100 e R$180. Os valores para as demais datas deverão ser divulgados posteriormente.

Ícone do pós-punk

Formado em 1977 pelos estudantes da Universidade de Leeds, John King (vocal), Andy Gill (guitarra), Dave Allen (baixo) e Hugo Burnham (bateria), o Gang of Four se tornou um dos mais importantes nomes do pós-punk britânico.

Seus dois primeiros discos, Entertainment, de 1979, e Solid Gold, de 1981, são considerados clássicos do estilo, graças a mistura de elementos do punk, rock?n?roll e até mesmo funk em suas canções.

Com guitarras afiadas e diretas, batidas dançantes e letras politizadas, a banda serviu de influência para nomes atuais como Franz Ferdinand, The Rakes, The Rapture, Bloc Party e Futureheads, entre outros.

Este renascimento do interesse pela música do Gang of Four levou os fundadores a se reunirem em 2004, 20 anos após o fim do grupo, para uma turnê. Ao invés de lançar um disco com material inédito, o quarteto regravou algumas de suas principais e melhores canções no CD Return The Gift, lançado no ano passado.

Do indie pop ao rock

O The Cardigans lançou seu primeiro álbum em 1995, três anos após o surgimento da banda. Life era marcado por canções pop e açucaradas, como Carnival, Rise and Shine e Sick and Tired, e a voz delicada da loiríssima Nina Persson.

Seu maior sucesso até hoje, Lovefool, veio no disco seguinte, First Band on The Moon, de 1996, no qual a banda começava a se aproximar de uma sonoridade mais roqueira. A transição foi completa no terceiro CD, Gran Turismo, de 1998, que trazia o hit My Favourite Game. O quinto e mais recente lançamento do Cardigans, Super Extra Gravity, saiu em 2005. 

Voltar ao topo