Galeria da Caixa abre exposição Raízes do povo xavante

galeria_2250307.jpgAbre amanhã, na Galeria da Caixa, a exposição Raízes do povo xavante, da fotógrafa Rosa Gauditano. A mostra, que traz 50 imagens da comunidade xavante de Pimentel Barbosa, no Estado do Mato Grosso, é um testemunho único na história dos índios brasileiros e foi produzida de uma maneira inédita: a partir da vontade e da visão dos próprios índios.

A mostra Raízes do povo xavante é resultado de um trabalho de mais de 15 anos de pesquisa. Tudo começou quando Rosa Gauditano fotografou os xavantes para uma revista. Ao ver-se tão bem representada pelas lentes da fotógrafa, a comunidade decidiu propor a ela uma abordagem mais intensa sobre a trajetória de seu povo. Dessa forma os xavantes puderam, finalmente, mostrar sua cara, seu cotidiano e sua cultura como sempre sonharam: sendo donos de si mesmos.

Convivendo na comunidade, Rosa registrou aspectos da vida dos xavantes e os rituais que acompanham todas as fases de sua vida, o orgulho dos índios ao enfrentarem uma nova etapa, a vivacidade das crianças e a serenidade dos mais velhos. Os valores culturais incutidos nessas imagens são imensuráveis.

Durante a permanência da exposição, será exibido um vídeo realizado pelos xavantes, o ?Darini? (iniciação espiritual das crianças xavantes) que foi selecionado pela 29.ª Mostra de Cinema de São Paulo, em 2005, e ganhou prêmio de melhor documentário indígena na Mostra de Cinema da cidade do México.

galeria_1250307.jpgNa abertura da exposição estarão presentes o cacique Cipassé Xavante e o vice-cacique Paulo Supretaprã, que farão palestra dia 28 (quarta-feira), onde será exibido o vídeo Nutrição infantil para o povo xavante. O vídeo é resultado do projeto realizado na aldeia Wederã, pelo projeto Criança Esperança/UNESCO/Nossa Tribo, em 2007.

As 50 fotos da exposição têm tamanho 60×85, sendo montadas com vidro e madeira natural e artesanatos utilizados pelos xavantes.

A mostra também serve de palco para o lançamento do livro paradidático Raízes do povo xavante, tradições e rituais. A obra tem 32 fotografias em cores, com texto de Camila Gauditano e revisão do xavante Caimi Waiassé. Conta ainda com apresentação do ancião xavante Sereburã. O livro foi viabilizado com patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio da lei de incentivo cultural da Prefeitura de São Paulo, em 2003.

Serviço:

Exposição de fotografias Raízes do povo xavante, de Rosa Gauditano. Abertura 26 de março, às 19h30. A exposição permanecerá aberta até o dia 29/04/07, de terça à quinta, das 10 às 19h e de sexta à domingo, das 10 às 21h. A Galeria da Caixa fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Informações 2118-5111 e 2118-5233.

Voltar ao topo