Numa promoção conjunta da Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal da Educação e Academia Paranaense de Letras, acontece na Cinemateca de Curitiba, de 24 a 26 de outubro, a 11ª Semana de História do Paraná, com o tema "Reinventando a História". As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas até o dia 21 de outubro, na Casa da Memória (Rua São Francisco, 319), com informações pelos telefones 3321-3224 e 3321-3295. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificados emitidos pela Fundação Cultural de Curitiba.

O objetivo do encontro é discutir os variados aspectos da história do Paraná, permitindo que o conhecimento das raízes paranaenses leve à compreensão da identidade cultural do estado. Sob a coordenação do historiador Marcelo Saldanha Sutil, integrante da equipe de pesquisadores da Casa da Memória, e do professor Carlos Roberto Antunes dos Santos, membro da Universidade Federal do Paraná e da Academia Paranaense de Letras, a 11ª Semana de História proporcionará palestras sobre temas de interesse de historiadores e estudantes, ministradas por estudiosos do assunto.

Realizada ininterruptamente desde 1995, quando foi idealizada pelo saudoso professor Ruy Wachowicz, a Semana de História do Paraná tem observado crescente interesse da sociedade. Segundo o presidente da Academia Paranaense de Letras ? APL, Túlio Vargas, o crescimento dessa participação "permite-nos vislumbrar a dinâmica de nosso processo civilizador e compreender o fenômeno das suas repercussões".

Palestras

As palestras da 11ª Semana de História do Paraná serão realizadas na Cinemateca de Curitiba, das 16h às 18h. A programação tem início no dia 24 de outubro, com os seguintes temas: "A implosão da História e suas novas perspectivas", com Carlos Roberto Antunes dos Santos (UFPR e APL); e "Os lugares da violência na ciência histórica", com Marionilde Brepohl (UFPR).

No dia 25, às 16h, acontece a exibição do curta-metragem "Vítimas da Vitória", da diretora Berenice Mendes, seguida pelo debate "Cinema & História", coordenado por José Roberto Braga Portella (UFPR) e Solange Straube Stecz (Universidade Tuiuti do Paraná). Na seqüência, será lançado o Boletim Casa Romário Martins "Cinemateca de Curitiba: Trinta Anos", de Hugo Moura Tavares, uma publicação da Fundação Cultural de Curitiba.

O encerramento, no dia 26, conta com as palestras "Lugar de Memória: o Bigorrilho e a construção de um espaço urbano", com Marcelo Sutil e Maria Luiza Gonçalves Baracho; e "Esporte, História e Sociedade: o futebol nos anos dourados", com Miguel Freitas Júnior (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

Serviço
Inscrições gratuitas para a 11ª Semana de História do Paraná
Local: Casa da Memória (Rua São Francisco, 319)
Até o dia 21 de outubro, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30
Informações pelos telefones (41) 3321-3224 e (41) 3321-3295
A 11ª Semana de História do Paraná acontece de 24 a 26 de outubro de 2005, com palestras na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174), das 16h às 18h
Certificados de participação emitidos pela Fundação Cultural de Curitiba