Foz implanta escola profissional de dança

O Programa Paranização, do Centro de Cultural Teatro Guaíra movimenta, neste final de semana, as cidades de Foz do Iguaçu e Cascavel , com o Projeto de Capacitação Técnica. Em Foz do Iguaçu as atividades começaram nesta sexta-feira com o projeto “Assessoria e treinamento para professores de dança do Paraná”, que prevê a implantação de escolas profissionalizantes de dança nos municípios do interior do Paraná.

A diretora da Escola de Dança Teatro Guaíra, Rosane Gonçalves e a professora Sylvia Massuchim se reúnem com a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu para determinar questões como infra-estrutura, currículos e grade curricular, da futura escola de dança de Foz do Iguaçu.

No domingo, o bailarino e coreógrafo Jair Moraes coordena a Oficina de Dança Masculina, no Teatro Plaza Foz. A oficina, que começa às 14h, é aberta a iniciantes e intermediários. Na segunda-feira, às 20h, no mesmo teatro, alunos do Projeto Dança Masculina, da Escola de Dança Teatro Guaíra apresentam a coreografia Pequeno Teatro do Mundo, onde os meninos dançarinos contam a história de catadores de lixo. A oficina e o espetáculo são gratuitos.

Em Cascavel o Projeto de Capacitação Técnica será desenvolvido entre 14 e 17 de agosto, com oficinas de Interpretação e Expressão Corporal (de 14 a 16, com Luiz Carlos Prazello), Expressão vocal (de 14 a 16, com Danilo Correia), Direção (de 14 a 16, com Sílvia Monteiro) e Iluminação (dias 16 e 17, com Nadja Naira).

O programa Paranização também está presente no 20.º Festival de Teatro de Cascavel, com o empréstimo de um ônibus-palco para levar os espetáculos aos bairros e praças da cidade. O festival começa hoje e termina no dia 22.

No mesmo período, o projeto vai para Araucária, no 2.º festival Metropolitano de Artes Cênicas Eliseu Voronkoff. No dia 27, a palestra O corpo que dança no séc. XXI na estética da contemporaneidade, com Carlos Cavalcante.

Voltar ao topo