Fotos trazem história do cinema na Biblioteca Pública

A história do cinema será contada em exposição do fotógrafo Gilberto Kuln que estréia nesta terça-feira (7), no hall do 2º andar da Biblioteca Pública do Paraná. ?Álbum de colecionador? reúne 49 fotos das maiores personalidades que fizeram a história do cinema a partir dos irmãos Lumière, das comédias (pastelões) e humor anárquico dos irmãos Marx. A mostra fica em cartaz até o dia 24 deste mês.

Segundo Gilberto Kuln, que também é escritor, roteirista e ator, durante os anos 20 o cinema evoluiu vertiginosamente, os musicais tinham como enredo uma história de amor expressada em espetáculos de dança e canto. Fred Astaire e Genne Kelly marcaram o gênero. Nos EUA, a saga dos pioneiros e desbravadores foi retratada nos filmes western. Nos anos 40, George Orson Welles introduz o recurso do flashback; os anos 50 foram marcados pelo realismo.

Na década de 60 surgiu na França a nouvelle vague, cujos diretores defendiam a espontaneidade e as filmagens externas. É na década de 60 que o cinema brasileiro começa a se destacar internacionalmente, com os filmes do Cinema Novo. Nas décadas de 70 e 80, a estética de vanguarda torna-se cada vez mais rarefeita e o modelo de Hollywood passa a se impor. Hoje são os efeitos especiais que concretizam tudo o que a imaginação concebe e as produções tornaram-se milionárias?.

A mostra de Gilberto Kuln traz fotos de Bette Davis, Carmem Miranda, Charles Chaplin, Débora Kerr, Greta Garbo, Gary Cooper, John Wayne, Marilyn Monroe, Roy Rogers, Sean Connery, entre outros artistas. Entrevistas podem ser marcadas com Gilberto Kuln pelos telefones 3653-9679 e 9909-1934.

Serviço
Exposição fotográfica
Acervo: Gilberto Kuln
Local: Hall do 2º andar da Biblioteca Pública do Paraná,
Endereço: Rua Cândido Lopes, 133
Data: 07 de junho de 2005

Voltar ao topo