Com a imagem intitulada Sustentabilidade, o fotógrafo Daniel Caron obteve a 3ª colocação no I Concurso de Fotografia Pinhais e o Meio Ambiente. Caron, que trabalha como repórter fotográfico nos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, foi buscar inspiração na relação entre o homem e a natureza para criar o discurso poético na imagem.

Essa e as fotografias participantes do concurso estarão em exposição no Centro Cultural Wanda dos Santos, em Pinhais, até a próxima sexta-feira. O primeiro passo para a concepção da fotografia foi a escolha do local que melhor representasse o tema escolhido.

Depois de muita pesquisa, Daniel descobriu o lugar que acreditou ser a melhor representação sobre o meio ambiente em Pinhais: a Estrada Ecológica, que fica entre a barragem do Irai e a Vila Planta Karla.

Uma brecha de sol que surgiu no meio do dia é o plano de fundo para as araucárias e o personagem que compõe a fotografia: Romualdo, de 66 anos, um dos moradores da Planta Karla.

“A minha idéia era ilustrar o homem está inserido na natureza e faz parte do meio ambiente”, conta o fotógrafo. Prestativo, Romualdo ficou descalço e posou de chapéu durante uma tarde de sexta-feira.

Os outros premiados foram, em primeiro lugar, Diair de Oliveira com a fotografia intitulada Sabiá, em segundo, Christina Rizzo com o trabalho Renascer todos os dias. Israel Cordeiro Rodrigues recebeu uma menção honrosa por duas fotografias: A tristeza de um rio em meio a tanto lixo e Não suja o rio, seja consciente, preserve o meio ambiente.

Serviço

Exposição do I Concurso de Fotografia Pinhais e o Meio Ambiente Até sexta-feira, no Centro Cultural Wanda dos Santos (Rua 22 de abril, 305 – Centro, em Pinhais). Mais informações: (41) 3912-5241.