Quando Filó Machado começa a tocar, ninguém fica parado. Conversar com ele já é entrar no ritmo. A partir desta terça-feira (12), ele inaugura uma série de shows no Ao Vivo Music para comemorar seus 50 anos de carreira.

continua após a publicidade

Ele se somará no palco ao Septeto S.A., grupo formado por Débora Gurgel (piano), Carlos Alberto Alcântara (sax tenor), Daniel D’Alcântara (trompete e Flugel Horn), Vitor Alcântara (sax tenor) e Marinho Andreotti (contrabaixo).

No dia 19, será a vez de Michel Leme, Sandro Haick e Danilo Silva realizarem um encontro de guitarras e gerações. No dia 26, Filó receberá a flautista e compositora Lea Freire, o pianista Fábio Torres e o saxofonista canadense Jean-Philippe Cote.

Fechando o projeto, no dia 2 de agosto, Filó promoverá uma homenagem ao dia dos pais e receberá, ao lado do seu filho, o baterista Serginho Machado, o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo e o seu filho, o baixista Thiago Espírito Santo.

continua após a publicidade

“Vai ser uma coisa muito bonita”, diz Filó, segundo texto de divulgação. “Estou muito feliz em me apresentar com grandes músicos e mais feliz ainda por juntar os amigos, pela oportunidade de fazer um som prazeroso, para nós no palco e para o público.”

Filó é multi-instrumentista, arranjador e produtor e já somou no palco com prestigiados nomes da música nacional e internacional (como Michel Legrand, Jon Hendricks, Ivan Lins, Leny Andrade, Joyce, Hermeto Paschoal e Tim Maia), além de assinar composições em parceria com Djavan, Sérgio Natureza, Cláudio Roditi, Sérgio Ricardo e Fátima Guedes.

continua após a publicidade

Soma ainda no currículo participações em grandes festivais de jazz (chegando a abrir o show de Nina Simone no Festival de Jazz de Cannes), uma indicação ao Grammy, na categoria Latin Jazz, com o álbum Cantando um Samba (2000) e uma recém terminada turnê em Xangai, onde apresentou, ao lado da cantora Jasmine Chen, clássicos da MPB adaptados para o Mandarim.