Filmes que fizeram história são lembrados em livro

Para ser cinéfilo, não basta apenas gostar de cinema. É necessário estudar, pesquisar, assistir ao menos a um filme por dia, entender a história e os momentos cruciais desses mais de 100 anos da sétima arte.

501 filmes que merecem ser vistos, que acaba de ser lançado no Brasil pela Editora Larousse, é uma obra de referencia que lista, sob ótica de seis conceituados críticos internacionais, produções clássicas e contemporâneas que marcaram a história do cinema.

É um livro não apenas para os aficionados por cinema, mas também para aqueles que gostam de fazer uma boa escolha na hora de alugar um filme na videolocadora ou mesmo para entender um pouco mais sobre o assunto.

Divulgação
Um dos clássicos do terror, do diretor Roman Polanski, O bebê de Rosemary, de 1968, com Mia Farrow.

As obras que estão em 501 filmes foram primeiro selecionadas por gênero e, em seguida, avaliadas sob o ponto de vista de cada crítico. Depois foram examinadas a consistência do trabalho de cada diretor, ator, operador de câmera e equipe que contribui para a década ou para as décadas apresentadas cronologicamente no livro.

Também foram examinados filmes que complementaram ou contrastaram com outro dentro de seu gênero ou que refletiram a época em que foram produzidos. O resultado é esse livro, uma obra ricamente ilustrada e informativa.

Cada filme citado tem ao lado informações muito interessantes como sinopse de enredo; ficha técnica com a lista do elenco; produção e direção; lista de indicações e premiações pela Academia e pelos principais festivais internacionais de cinema; informações instigantes dos bastidores; e análise de um especialista no gênero que justifica a inclusão do filme no livro.

Em 501 filmes que merecem ser vistos o leitor encontrará conquistas extraordinárias no campo dos efeitos especiais – antes e depois da Imagem Gerada por Computador (CGI) – experiências cinematográficas arrojadas, corajosos comentários sociais, desempenhos surpreendentes, estreias e últimas atuações memoráveis.

Serviço

501 filmes que merecem ser vistos (Editora Larousse) Autores: Ann Lloyd, Rob Hill, Ronald Bergan, Chris Darke, Cara Frost-Sharratt e Paul Frost-Sharratt. Tradução: Rita de Cássia Gondim. Páginas: 544. Preço: R$ 99,00.