Filme vai mostrar que Sherlock Holmes era bom de briga

Que tal ver no cinema as aventuras de um Sherlock Holmes que, em vez de só fumar seu clássico charuto enquanto desvenda engenhosamente as mais intrigantes tramas, parte literalmente para a briga exibindo seus dotes de boxeador? O novo filme do diretor Guy Ritchie, que começa a ser rodado na próxima semana, em Londres, mostra que o detetive não é só bom de cálculo, mas ótimo de briga. Mas, para quem é de fato fã incondicional desse personagem, sabe que Holmes não só era bom de braço mas também um ás na esgrima.

Nada mais elementar, então, que o novo Sherlock Holmes do cinema seja um thriller de ação. E esse projeto digno de James Bond, com produção de Joel Silver (de fenômenos de bilheteria como Matrix e Duro de Matar) e direção de Guy Ritchie, responsável pela maior bilheteria do verão londrino, RockNRolla, que chega às telas brasileiras no próximo dia 31.

Tratando-se da filmografia de Ritchie, é de se esperar que o novo filme tenha os ingredientes que fazem a alegria de seus fãs, ou seja, muita ação, ‘grandes sacadas’, humor cáustico, a cena underground da cidade, e, sim, muita violência.

Para aqueles fãs mais puristas das aventuras de Holmes, que já torcem o nariz só de pensar em ver o detetive perdendo a pose de intelectual, vale dizer que o nome escalado para viver o personagem conta pontos a favor do projeto. Robert Downey Jr., que recentemente emprestou sua genialidade a um, a priori, não muito animador Homem de Ferro, é quem vai gastar todo o seu sotaque inglês para ‘repaginar’ o velho Holmes. “Como vou fazer o novo Holmes? Melhor que todos que já foram feitos até hoje, claro!”, brincou o ator, que já encarou desafios de viver ícones como Charlie Chaplin no cinema.

Na terça-feira passada, durante o lançamento do projeto, na Freemasons Hall, no coração de Londres, que servirá como uma das locações do filme, os diretores anunciaram que o papel do fiel escudeiro Watson será do britânico Jude Law. Já a paixão do detetive, Irene, será vivida pela jovem atriz canadense Rachel McAdams. As novas aventuras só chegam às telas em 2010, mas já há concorrentes.

O humorista inglês Sacha Baron Cohen (mais conhecido como Borat) vai viver o mesmo detetive nas telas, em uma produção da Columbia Pictures. Questionado sobre a preocupação com a concorrência, Silver brincou: “Nosso filme chega antes nas telas. E não tememos a competição. São projetos diferentes, mas claro que vamos fazer tudo para sabotar Cohen.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.