O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove nesta sexta-feira (10), às 20 horas, a estreia nacional do filme “Wilson Martins – a consciência da crítica”, dirigido por Douglas Machado. A exibição ocorre no auditório Poty Lazzarotto – espaço do Museu Oscar Niemeyer – e a entrada é franca.

O documentário tem como base uma longa entrevista, gravada em 2002, com o crítico literário Wilson Martins (1921-2010). Nos anos seguintes a esta entrevista, novos encontros e novas conversas em Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Nova Iorque completaram um tecido de memórias alinhavado por escritores como Miguel Sanches Neto, Moacyr Scliar, Luiz Antonio de Assis Brasil, Affonso Romano de Sant’Anna e com um dos ex-alunos de Wilson Martins na New York University: Kenneth Krabbenhoft.

Autor de diversas obras, Wilson Martins destacou-se por “História da Inteligência Brasileira”, com inúmeros volumes. Igualmente fundamental é a “Crítica Literária no Brasil”, história da atividade crítica no País. Com suas obras, Martins ganhou alguns dos principais prêmios literários nacionais, como o Jabuti e o Prêmio Machado de Assis.

Após a sessão haverá debate sobre o filme com a presença do diretor, da produtora Gardênia Cury, do crítico de cinema Marden Machado e do escritor e crítico literário Miguel Sanches Neto.

Serviço

Estreia nacional do filme “Wilson Martins – a consciência da crítica”

Data: sexta-feira, dia 10

Horário: 20 horas

Local: Auditório Potty Lazzarotto (Museu Oscar Niemeyer) – R. Marechal Hermes, 999 Centro Cívico – Curitiba