Filme de Salles sobre Che Guevara começa a ser rodado na Argentina

O cineasta brasileiro Walter Salles concluiu a etapa filmada no Chile de “Motorcycles diaries”, sobre a viagem do dirigente guerrilheiro argentino-cubano Ernesto “Che” Guevara por vários países latino-americanos, e continuará os trabalhos na província argentina de Mendoza.

As cenas rodadas na capital dessa província serão só adicionais, pois “Che” não chegou a passar por Mendoza na viagem de motocicleta feita em 1952, junto com o amigo Alberto Granado. Em seguida, a equipe técnica e o elenco voltarão aos seus respectivos países, para as festas de fim de ano.

As filmagens no Chile incluíram locações na cidade de Temuco, no sul do país, no porto de Valparaíso e na mina de cobre de Chuquicamata, no norte, locais realmente visitados pela dupla. A visita a Chuquicamata, a maior mina de cobre a céu aberto do mundo, foi muito importante na formação política de “Che”, segundo ele próprio relata em seu diário.

“Guevara, com 23 anos, viu as más condições de trabalho dos mineiros e, embora ainda não fosse guerrilheiro, a semente como tal nasceu justamente em sua viagem pela América Latina”, disse uma fonte.

“Motorcycles diaries” é protagonizado pelo mexicano Gael Garcia, como “Che”, e pelo argentino Rodrigo de la Serna, no papel de Granado. A produção é feita pelo astro americano Robert Redford.

Voltar ao topo