Filme de Fernando Meirelles “estreia” em hotéis

O diretor brasileiro Fernando Meirelles protagonizará uma importante revolução no mercado cinematográfico com seu novo longa, “360”, que tem Jude Law e Anthony Hopkins no elenco. O filme, que ainda não estreou em nenhum cinema do mundo, será lançado em hotéis nos Estados Unidos que disponibilizem o serviço de “vídeo on demand” (VoD), permitindo que o hóspede o compre, por US$ 14.

A estratégia é uma alternativa à dificultosa distribuição da indústria e também pode ajuda produtoras menores e diretores a divulgar seus trabalhos fora do circuito convencional. O processo já havia sido usado, em 2011, pelo polêmico diretor Lars von Trier que lançou “Melancolia” em VoD um mês antes do filme chegar aos cinemas.

Com previsão de aumento de 25% para a distribuição “alternativa”, o mercado já estuda formas de se adequar à demanda. Outro ponto positivo do VoD, é o tempo em que a obra fica em “cartaz”, cerca de 2 anos. Com esses atributos, não deve demorar muito para que os hotéis brasileiros adotem essa nova estratégia.