Filme brasileiro adianta estréia para esta semana

O filme "Tropa de Elite" adiantou pela segunda vez sua estréia nos cinemas e deve entrar no circuito comercial já nesta sexta-feira. Estrelado por Wagner Moura e com direção de José Padilha, o longa estava programado inicialmente para entrar em circuito somente em novembro. A difusão de cópias piratas (especula-se que 3 milhões já o assistiram por esse meio) fez com que os produtores adiantassem a estréia para 12 de outubro. Nesta terça-feira (2), porém, anunciaram a nova data.

Oficialmente, "Tropa de Elite" estreou no Festival de Cinema do Rio há duas semanas. Mas para ter condições de competir a uma das vagas de melhor filme estrangeiro no Oscar, o longa foi colocado em exibição em uma única sala e horário em um cinema de Jundiaí, interior paulista, por uma semana. Mesmo com a manobra, o Ministério da Cultura selecionou o longa "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger, para representar o Brasil na disputa no Oscar 2008.

O novo longa de Padilha traz Wagner Moura no papel de Nascimento capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM do Rio de Janeiro. O filme se tornou polêmico por duas razões. A primeira foi a comercialização em cópias piratas. A outra porque o filme mostra uma instituição (o Bope) incorruptível por um lado, mas que choca pela prática de tortura e até mesmo de execução.

Voltar ao topo