O longa “Enquanto a Noite Não Chega”, do diretor gaúcho Beto Souza, é o primeiro filme nacional a ser finalizado em 4k, tecnologia de altíssima definição que resulta em imagens mais limpas e firmes.O longa será exibido hoje no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), em São Paulo, e também terá exibições em universidade dos Estados Unidos e do Japão.

“Enquanto a Noite Não Chega” é um drama, mas também uma metáfora sobre o efeito da evolução tecnológica na telona. Um casal de velhos passa seus últimos dias de vida em sua aldeia em ruínas.

Toda a população já morreu e – ironicamente – o coveiro é o outro único cidadão vivo. À espera da morte, o casal decide relembrar memórias nos filmes antigos da família. Mas a ação do tempo, implacável, avariou rolos e fez perder-se a memória do casal.

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File). “Enquanto a noite não chega”. Diretor: Beto Souza. 70 min. Livre. Teatro do Sesi. Av. Paulista, 1313. Horário: 19h. (ingresso na bilheteria). www.file.org.br