Estão abertas as inscrições para o Festival Regional do Minuto de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. O evento estimula profissionais e amadores a produzirem filmes com até 1 minuto de duração. A Caixa Cultural promoverá a mostra competitiva nas quatro cidades. Em Curitiba, a exibição dos vídeos será realizada de 17 a 21 de outubro e a cerimônia de premiação, no dia 22 de outubro, no Teatro da Caixa, Rua Conselheiro Laurindo, 280.

Com coordenação de Marcelo Masagão, o tema do Festival Regional do Minuto este ano é Comunidades da internet. As inscrições vão até o dia 30 de setembro. Os três melhores trabalhos de cada região recebem um prêmio composto do Troféu Minuto e uma poupança de R$ 1.000 da Caixa Econômica Federal.

Moradores de outros estados podem participar da Mostra de Nacional, para a qual não haverá premiação.

O regulamento e as informações sobre inscrições do Festival do Minuto estão no site www.festivaldominuto.com.br.

Palestra

Marcelo Masagão realizará palestra sobre o Festival do Minuto no dia 16 de agosto, às 19h, no Teatro da Caixa. A entrada é franca, com lotação máxima de 125 lugares, sendo 2 para cadeirantes.

Competição para todos

O Festival Mundial do Minuto acontece desde 1991, convidando produtores de imagens em movimento – amadores e profissionais – a exercitarem sua síntese produzindo trabalhos com duração máxima de 60 segundos.

É considerado o mais democrático dos festivais porque dele participam tanto vídeos realizados por profissionais como produzidos por pessoas que estão utilizando a câmera pela primeira vez. Também não exige grande investimento do participante. É o festival da idéia, não importando o meio em que o vídeo é realizado. É muito comum a produção de minutos gastando o exato preço de uma fita VHS.

A regionalização do festival permite e potencializa a singularidade da comunidade, que se exibe e auto-reflete através da Mostra de Vídeo Minuto. Em 2005, foram realizados dois Festivais Regionais em São Paulo e Brasília, um no Rio de Janeiro e dois em Curitiba.

Renomados cineastas brasileiros, no início de suas carreiras, já fizeram filmes para o Festival do Minuto: Anna Muylaert, Beto Brant, Fernando Meirelles, Tata Amaral, Helvécio Ratton, Fernando Bonassi, Luiz Villaça, Roberto Moreira, Luis Duva, entre outros.

Incentivando a criatividade

Ao limitar o tempo de produção dos trabalhos em 60 segundos, o Festival do Minuto cria um desafio de linguagem e proporciona o exercício da síntese.

Estimula a criação de uma comunidade virtual na internet que, além de discutir as possibilidades estéticas das novas tecnologias, debate e questiona através de imagens, a problemática contemporânea. Permite também que passivos consumidores se transformem em produtores de imagens.

O Festival do Minuto reúne no mesmo evento diferentes tribos que manipulam imagens: videastas, cineastas, curtametragistas, animadores, fotógrafos, artistas gráficos, estudantes universitários, adultos, crianças e adolescentes. Dessa forma, confrontam-se a ousadia dos amadores e o requinte técnico dos profissionais. O evento tornou-se uma ferramenta de estímulo da mais absoluta expressão individual, sendo, contudo, absolutamente coletivo.

Exibição

As Mostras do Festival Regional do Minuto ocorrerão de 17 a 22 de outubro de 2006 nos espaços da Caixa Cultural em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.

A produtora

A produtora Agência Observatório, nome fantasia da empresa Um Minuto MKT e Produções Culturais Ltda, dedica-se há mais de 15 anos exclusivamente à atividade cultural. É a empresa idealizadora e organizadora do Festival Mundial do Minuto. É também produtora de filmes de curta e longa metragem de seu diretor e sócio gerente, Marcelo Masagão.

Produziu os filmes:.Nós que aqui estamos, por vós esperamos. (1999), 35mm – Longa-Metragem que discute o século XX do ponto de vista de pequenos e grandes personagens. O filme ganhou 17 prêmios nacionais e internacionais; Nem gravata nem honra (2001), 35mm, que discute as diferenças entre homens e mulheres; 1,99 – Um supermercado que vende palavras. (2004), 35mm.

Serviço:

Festival Regional do Minuto – inscrições abertas até 30 de setembro.

Informações no site: www.festivaldominuto.com.br.

Realização: Caixa Cultural.

Patrocínio: Caixa Econômica Federal.