O palco do Memorial de Curitiba recebe durante o Festival de Teatro os músicos Izaac Varzim e Fernando Deddos – do projeto Café Pingado – apresentando o show Pifanóide. O trabalho mistura a música popular brasileira com recursos do lounge – uma ramificação da música eletrônica. O espetáculo musical dá continuidade à pesquisa e produções do projeto, atuante em Curitiba desde 2003, além de buscar uma nova cena musical que prima pelo novo e pelo público que valorize composições de artistas locais.

A música lounge é um gênero que nasceu para misturar fronteiras étnicas, estéticas ou musicais, fazendo releituras de diferentes lugares, culturas e intenções, porém com um sotaque da geração atual. A dupla Izaac Varzim e Fernando Deddos fez diversas apresentações em Curitiba, mas é a primeira vez que se apresentam no Festival de Teatro. Acompanhados sempre por diferentes instrumentistas, a dupla criou assim um público e recriou a música lounge através da música popular brasileira, assim como muitos músicos fazem mundo afora ao misturarem suas referências locais a movimentos musicais universais.

O show Pifanóide mescla linguagens, tempos e lugares. Levando para o mesmo
palco o vigor e o universalismo da música eletrônica lounge junto com a energia não menos universal da música folclórica brasileira. Instrumentos como a viola caipira, atabaque, violão, bombardino e trombone dialogam e criam um único discurso com samplers, sintetizadores e pickups, todos unidos por linhas vocais essencialmente brasileiras. O espetáculo conta também com a participação de Marcello Santos, da CIA Karagoz K. que através da técnica de sombras chinesas ambienta visualmente o show, que deixa de ser apenas musical e também carrega em si grande apelo cênico.

Serviço
Projeto Café Pingado
Show Pifanóide
23 de março, às 20h50
Memorial de Curitiba
Rua Claudino dos Santos, s/nº – Largo da Ordem