É tempo de celebrar!

Festival de música resgata a cultura e beleza do Japão

Por mais grave que seja uma tragédia, seguir adiante é a única opção de quem sobrevive. Esse é o princípio que tem norteado o governo japonês, oito meses após a catástrofe de Fukushima, a incentivar as representações diplomáticas em todo o mundo a organizarem eventos que reforcem os aspectos positivos do País.

Em Curitiba, o Consulado Geral do Japão promove neste domingo (20), a partir das 20h, o Festival de Música da Cultura Regional Japonesa, no Auditório Mário de Mari da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Durante quase duas horas de evento, o público poderá ter contato com a fina flor da cultura japonesa, com apresentações de tambores (Taiko), dança (Yosakoi), instrumentos de corda (Shamisen) e canções líricas.

O assessor cultural do consulado, Rafael Hatakeyama, conta que os grupos que se apresentarão já têm seus talentos consagrados em festivais. Os tambores japoneses serão conduzidos pelo Grupo Wakaba, 1º lugar no VII Festival Brasileiro de Taiko. A dança japonesa, por suas vez, será apresentada pelo Grupo Sansey, vencedor do 9º Festival de Yosakoi Doran.

Com tanta beleza para ver e ouvir, o Festival visa ser o antídoto das imagens de destruição que o mundo acompanhou em março. “O número de turistas no Japão caiu sensivelmente após o desastre. Nossa intenção é reforçar que o país reserva ao mundo uma enormidade de cultura e beleza, que seguem com toda a sua força”, destaca Hatakeyama.

Serviço

Festival de Música da Cultura Regional Japonesa: dia 20 de novembro, às 20h, no Auditório Mário de Mari da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Endereço: Avenida Comendador Franco, 1341. Entrada franca.