Música em Trancoso – MeT é muito mais que um grandioso festival de música erudita, em um local paradisíaco da costa brasileira. É um evento cultural com características únicas. Em uma semana de duração, 17 a 24 de março, cumprirá uma programação inteiramente gratuita voltada para difundir a música clássica e contribuir para a formação musical de jovens da comunidade e o aprimoramento técnico de estudantes de música de todo o País.

O MeT tem ainda entre seus objetivos ser uma fonte geradora de negócios e de oportunidades de emprego para a população local, na baixa temporada, contribuindo para o desenvolvimento sustentável em Trancoso e região de Porto Seguro, no Sul da Bahia, por meio da música.

O festival deverá atrair um grande e diversificado público. Um anfiteatro, especialmente projetado para acomodar 800 pessoas, irá proporcionar excelência acústica e uma visão fascinante de um dos maiores patrimônios ambientais do País. Inicialmente projetado para ser montado no canyon de Trancoso, nessa edição foi transferido para o alto das falésias, no Terra Vista Golf Resort, em um cenário igualmente paradisíaco.

A Orquestra Juvenil da Bahia, com regência do maestro e pianista Ricardo Castro, dividirá o palco com dez dos melhores virtuoses internacionais, em repertórios que mesclam o erudito e o popular brasileiro. Os concertos terão início no pôr do sol, um dos momentos do dia mais deslumbrantes da região.

Paralelamente aos concertos, abertos ao público, integrantes da orquestra e solistas ministrarão gratuitamente clínicas de técnica e interpretação (masterclasses) a estudantes de música e ouvintes, e aulas básicas de música, para alunos de escolas públicas da região. As masterclasses compreendem clínicas de violino, viola, violoncelo, flauta, clarinete, trompa, fagote e percussão.

O MeT é a consagração de um sonho compartilhado por quatro amigos e parceiros, que têm em comum a paixão pela música e o amor por Trancoso: Sabine Lovatelli, fundadora do Mozarteum Brasileiro, Carlos Eduardo Bittencourt (Calé), empresário da região e ativo integrante da comunidade local, François Valentiny, arquiteto de renome internacional, e Reinold Geiger, empresário respeitado mundialmente com grande destaque na mídia internacional.

Foram dois anos de intenso trabalho para dar forma e conteúdo a uma idéia ambiciosa: montar um grande e inédito festival de música clássica que fosse, ao mesmo tempo, instrumento de crescimento pessoal e de desenvolvimento e inserção social.

As inscrições e os pré-requisitos para as masterclasses (para alunos de música de todo o País) e a solicitação de ingressos para os concertos estão disponíveis no site do Festival: http://musicaemtrancoso.org.br/.