Música, teatro, dança, artes plásticas e muita, muita cultura. De 7 a 14 de julho, as ruas da cidade de Antonina vão respirar arte com o 17.º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná. Serão oito dias de muita cultura, com oficinas artísticas e espetáculos para todas as idades, neste que é o maior evento de extensão da UFPR. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas passem pela cidade durante todo o período do festival.

Para quem quiser se iniciar no fazer artístico, as oficinas são uma ótima opção para todos os gostos. Serão contempladas áreas como música, teatro, dança, artes plásticas e comunicação. Jovens e adultos, artistas ou não, podem se inscrever em oficinas como Criação cênica, Máscaras gigantes, Cordel, Áudio básico, Pedra-sabão e estêncil. As crianças terão oficinas específicas para elas, professores podem se qualificar em oficinas de educação e arte e profissionais e usuários da Apae também terão oficinas exclusivas.

Espetáculos

Quem não quiser participar de nenhuma oficina pode assistir à programação de espetáculos. Durante o Festival de Inverno da UFPR, todos os cantos de Antonina podem se transformar em local de apresentações. Com cerca de cinco espetáculos diários, ruas, a igreja, o teatro e o grande palco principal abrigam shows de música, dança e teatro nas mais diversas modalidades.

Todos os espetáculos são gratuitos. Apenas para as apresentações no Theatro Municipal haverá necessidade de retirar o ingresso na própria bilheteria do teatro a partir das 12h, no dia da apresentação, para controle de lotação.

A abertura do festival, no dia 7 de julho, às 22h, será com Denorex 80 e Paulo Miklos. Para encerrar o evento, Kleiton e Kledir sobem ao palco principal de Antonina no dia 14 de julho, às 22h. Toda a programação de espetáculos estará disponível no endereço www.proec.ufpr.br/festival2007.

Histórico

O Festival de Inverno da UFPR é um programa de extensão criado em 1991 pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná. É uma atividade única na Região Sul, considerada referência tanto para os profissionais envolvidos com a extensão universitária, a produção artística e o ensino da arte como para não-profissionais interessados em iniciar-se no fazer artístico.

Chegando à sua 17.ª edição, ininterruptas e sempre na cidade de Antonina, o festival propicia a abertura de um espaço alternativo de aprendizagem, prática, reflexão crítica e produção artístico-cultural. Busca, também, formas diferenciadas de socializar o conhecimento artístico em outros ambientes. O programa tem se preocupado com o resgate do universo histórico local, assim como com o artesanato da região litorânea, investindo na melhoria da qualidade do ensino de arte.

Inscrições

As inscrições para as oficinas podem ser feitas até dia 3 de julho, em Curitiba, Antonina ou pela internet, no endereço www.proec.ufpr.br/festival2007. Para as oficinas acima de 15 anos, há uma taxa de R$35,00 e para as de aprimoramento a taxa é de R$ 55,00.

Em Curitiba, as inscrições devem ser feitas das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, na Coordenadoria de Cultura, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no Prédio Central da UFPR, na Praça Santos Andrade (Travessa Alfredo Bufrem, 140, 3.º andar). Em Antonina, as inscrições devem ser feitas no Theatro Municipal, na Rua Carlos Gomes da Costa, s/n.º, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.

As oficinas infantis são gratuitas e as inscrições serão feitas apenas em Antonina, a partir das 14h do dia 7 de julho, no Patronato do Idoso de Antonina. Mais informações podem ser obtidas com Lais Murakami pelos telefones 3310-2832 ou 8416-0548. Toda a programação do 17.º Festival de Inverno da UFPR em Antonina está na página www.proec.ufpr.br/festival2007.