Pelo menos dois longas – os mesmos – integram as seleções brasileiras dos festivais de Gramado e Paulínia, que foram anunciadas nessa quarta-feira, 02. O curador também é o mesmo – Rubens Ewald Filho. Em Gramado, ele divide a curadoria com Marcos Santuária e a argentina Eva Piwowarski. O festival de cinema latino e brasileiro na cidade serrana do Rio Grande do Sul ocorrerá, este ano, entre 8 e 16 de agosto. Será o de número 42 – uma longa história desde que Gramado abrigou seu primeiro festival de cinemas nacional em 1973.

Naquele ano, Toda Nudez Será Castigada, de Arnaldo Jabor, foi o grande vitorioso do evento. Quem será, ou quem serão os vencedores dos Kikitos de 2014? Você já pode começar a fazer suas apostas. A lista anunciada nessa quarta contempla oito longas brasileiros e cinco latinos. Os filmes brasileiros que estarão também em Paulínia, ainda em julho, serão – Infância, de Domingos de Oliveira; e Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas. Os demais concorrentes nacionais são A Despedida, de Marcelo Galvão; A Estrada 47, de Vicente Ferraz; A Luneta do Tempo, de Alceu Valença; Esse Viver Ninguém Me Tira, de Caco Ciocler; O Segredo dos Diamantes, de Helvécio Ratton; e Os Senhores da Guerra, de Tabajara Ruas.

São sete ficções, sendo uma aventura infantojuvenil (o filme do mineiro Helvécio Ratton) e um documentário (o longa de estreia do ator Caco Ciocler). Os cinco latinos são – dois da Argentina (Algunos Dias sin Música, de Matías Rojo, e El Critico, de Hernán Guerschny); um do Uruguai (El Lugar del Hijo, de Manuel Nieto); outro da Venezuela (Esclavo de Dios, de Joel Novoa); e o restante do Chile (Las Analfabetas, de Moises Sepulveda).

No release distribuído à imprensa, o anúncio é de que Gramado inicia nova fase com a entrada da Gramadotur, que assume a realização do festival. Embutida está a informação de que a nova era busca ‘total transparência de produção’, o que significa acabar de vez com as denúncias de irregularidades administrativas em edições anteriores. Para as seções competitivas e a Mostra Gaúcha – Prêmio Assembleia do Estado inscreveram-se 794 filmes. O recorde é dos curtas, com 412 inscritos. A lista completa está no site do festival – www.festivaldegramado.net. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.