Foto: Divulgação
8.ª Mostra de Dança Contemporânea do 26.º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina.

Já estão abertas as inscrições para a 8.ª Mostra de Dança Contemporânea do 26.º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina. A mostra acontece paralelamente ao festival, de 16 a 26 de julho de 2008. As inscrições para a mostra vão até 15 de fevereiro. Já as inscrições para o festival podem ser feitas até 30 de março.

De acordo com o presidente do evento, Ely Diniz da Silva Filho, a mostra é um estímulo para popularizar talentos. ?É uma oportunidade para os jovens que têm dificuldade de acesso a bons palcos. Quem assiste são pessoas renomadas, daqui e de fora, então há a chance destes profissionais conseguirem boas oportunidades, de ficarem conhecidos?, comenta.

No ano passado, 80 grupos se inscreveram, mas apenas seis foram escolhidos. Entre eles o de Andréa Jabor: ?Nós atuamos na fronteira entre a dança e o teatro e foi uma surpresa ter o trabalho selecionado. Adorei abrir o evento e fiquei impressionada com a dimensão e a repercussão do festival?.

O Festival de Dança é um evento tradicional, que movimenta a cidade de Joinville. Milhares de bailarinos e amantes da dança de todo o Brasil e América Latina vão à cidade para participar da Mostra Competitiva, no Meia Ponta, na Mostra de Dança Contemporânea ou nos Palcos Abertos (praças, bairros, shoppings e fábricas). Em 2007, o Festival teve 1.378 coreografias inscritas. O evento ocorre em diversos locais, como o Centreventos Cau Hansen, o Teatro Juarez Machado e o Expocentro Edmundo Doubrawa.