Promover a integração entre a prática da dança e suas teorias é a principal proposta do 18º Festival de Dança de Cascavel que, em 2007, acontece dentro da programação do 1º Festival Internacional de Cascavel (Fica), evento que integra todos os festivais realizados pela Secretaria da Cultura, no mês de julho. O Festival de Dança é o primeiro a ser realizado, dos dias 7 a 13, e está com as inscrições abertas.

Nesta semana, foram definidos os professores que irão ministrar as oficinas e cursos do festival, totalizando sete modalidades. São eles: Rosane Gonçalves (Pedagogia da Dança), Giancarlo Martins (Composição Coreográfica), Cinthia Kunifas (Consciência Coorporal), Cinthia Andrade (Ballet Clássico), André Pires (Street Dance), Andréa Bernardini (Voz, Ritmo e Corpo), Ana Andréa (Dança Contemporânea) e Eliane Fetzer (Jazz Dance).

Para o coordenador de Dança, Luciano Biaggi, além dos cursos e apresentações, esta edição do festival dará a oportunidade de pesquisadores apresentarem seus trabalhos. ?A idéia é tornar o evento mais pedagógico do que competitivo, levando conhecimento através das apresentações científicas?, explica.

Segundo o secretário da Cultura, Julio Cesar Fernandes, a proposta de concentrar os quatro festivais e a Mostra de Artes Plásticas em um único evento é reforçada. ?A idéia de intensificá-los em um mesmo período seqüencial visa otimizar recursos e material humano, além de seguir uma tendência já adotada em outros grandes centros urbanos?, ressalta ele.

O festival que abre o Fica conta ainda com mostras livres, palestras e debates. A realização é da Prefeitura de Cascavel através da Secretaria da Cultura. Informações pelo telefone (45) 3321-2105, com Luciano Biaggi.
 
Para participar

As inscrições para os cursos, mostras e apresentações de trabalhos científicos podem ser feitas pelo site www.cascavel.pr.gov.br/cultura, no link Festival de Danca até o dia 25 de maio. O próximo passo é enviar os materiais para a avaliação, contendo os trabalhos gravados em VHS ou DVD, no endereço Rua Paraná, 2786, Cascavel ? Paraná, Cep. 85.812-011, aos cuidados da coordenação de Dança.

As fitas devem estar identificadas com o nome do grupo, coreografia, categoria, modalidade e resumo do trabalho. O resultado da seleção será divulgado até 08 de junho de 2007, por telefone e no site do evento. O custo para a inscrição é de R$ 30 por bailarino ou R$ 25 por coreógrafo/diretor e devem ser depositados no banco Itaú 3810, conta corrente 30.019-8, em nome do Gruppo Folklorico Italiano Ladri di Cuori com prazo até 15 de junho.
 
Trabalhos científicos

Os trabalhos devem ser enviados, somente pelo site do festival, até o dia 25 de junho. Todos os trabalhos participantes passarão por uma seleção e deverão ser apresentados pelo autor a uma comissão avaliadora. Aos melhores trabalhos de cada categoria será conferido um certificado de menção honrosa. As pesquisas devem ser realizadas sobre temas relacionados ao corpo, movimento, e dança. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 13 de julho, após a premiação dos campeões do 18º Festival de Dança.

Serviço:
18º Festival de Dança de Cascavel
De 07 a 13 de julho
www.cascavel.pr.gov.br/cultura/festivaldedanca
Informações pelo telefone (45) 3321-2105, com Luciano Biaggi.