Festival de Dança de Cascavel abre inscrições para cursos

As inscrições para os cursos do 18º Festival de Música de Cascavel, evento que acontece de 14 a 19 de julho dentro da programação do 1º Festival Internacional de Cascavel (Fica), já podem ser realizadas na Secretaria da Cultura a partir desta semana. Ao todo15 cursos e quatro práticas em conjunto serão ministrados. As vagas são limitadas.

O Festival de Música será segmentado em cinco grupos conforme os anos anteriores. Segundo a coordenadora pedagógica do Festival de Música, Giordana Lube, a proposta é oferecer oficinas de base teórica comum para todos os músicos, além de oportunizar atividades práticas. ?Pretendemos englobar todos os interessados por música. Estão incluídos na programação cursos de aprofundamento para profissionais, ao mesmo tempo em que apresentamos oficinas de básicas para iniciantes, de fundamentação para intermediários e de experimentação para crianças da rede municipal?, explica ela.

De acordo com o secretário da Cultura, Julio Cesar Fernandes, os festivais inseridos ao Fica visam um mesmo objetivo. ?Priorizar os aspectos didáticos e pedagógicos é mais do que tradição da Secretaria da Cultura. Pode-se entender como nossa obrigação. O objetivo não é somente trazer espetáculos, mas oportunizar os professores e alunos ? tanto de Música quanto das outras áreas culturais ? a possibilidade de reciclarem e ampliarem seus conhecimentos?, ressalta Julio Cesar.

Segmentos

No grupo Estruturação acontecem as oficinas de Harmonia/Arranjo, com o professor cascavelense Cilas Rocha; e de Manutenção de Instrumentos de Sopro, com Arthur Ponte (Curitiba). ?Músicos com qualquer nível de experiência podem participar?, explica Giordana.

Os cursos Música para Metais, ministrado por Fernando Deddos (Curitiba); Violino Susuki, por Carla Marianayagam (Cascavel); Laboratório de Canto, por Liane Guariente (Curitiba); Violino/Viola, por Paulo Edídio Lückman (Curitiba) e Clarinete, por Giovani Pereira dos Santos (Cascavel) fazem parte do grupo Instrumentos e visam atender a especificidade de cada técnica.

O grupo Educação Musical apresenta os cursos de Musicalização através do Canto, ministrada por Rosângela Clivati (Toledo); Didática da Flauta Doce, por Ângela Sasse (Curitiba); Coral Infantil, com as professoras Rosângela Clivati e Lélis Keity Silva (Toledo) e Flauta Doce, coordenado por Ângela Sasse.

Segundo Giordana, este grupo visa atender professores e alunos da rede municipal de ensino. ?Os dois últimos têm propósito de atender as crianças envolvidas no projeto ?Um canto em cada Canto? e projeto ?Flauta Doce? realizados pela Secretaria da Cultura, dentro do Programa Circuito da Cultura Cidadã, com as escolas do Município. Todos vêm de encontro com a nossa idéia de fomento cultural através da pedagogia?, ressalta.

O Festival de Música ainda traz os cursos de Bateria, com o professor Juan Negña (Unicamp); Piano Popular, com Carlos Eduardo Dalmolin (Unicamp); Baixo Elétrico, com Glauco Solter (Curitiba) e Violão Popular/Guitarra, com Orlando Bonzi (Assunção ? Py) que integram o grupo Núcleo Popular. ?Achamos importante oportunizar a inclusão de cursos para instrumentos populares, que nem sempre eram oferecidos nos festivais de Cascavel?, enfatiza a coordenadora do Festival de Música, Claudete Schneier.

Além disso, o evento ainda segue com as tradicionais Práticas em Conjunto, onde haverá as modalidades Prática de Banda Sinfônica, regida por Fernando Deddos; Prática de Orquestra de Cordas, por Paulo Egídio Lückman; Prática de Coro Adulto, Jocimar Silva e Prática de Big Band, regida pelos professores Davi Pereira, Glauco Solter, Carlos Dalmolin e Juan Negña.

As inscrições custam R$ 25 e devem ser feitas para a coordenadoria de Música, na Secretaria da Cultura. Os cursos serão realizados na faculdade Unipan.

Programação artística

A programação artística do Festival promoverá concertos de professores, mostra de alunos e apresentações de extensão, todos realizados nos espaços culturais da Secretaria da Cultura, entidades assistenciais, empresas, além de shopping center, terminais de transbordo Leste e Oeste e calçadão. O 1º Fica é uma realização da Prefeitura de Cascavel através da Secretaria da Cultura. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone (45) 3321-2109.

Voltar ao topo