Quase trinta anos depois (o último foi realizado em 1979, na antiga Escola Técnica), Curitiba voltou a sediar um evento internacional de Super-8. Encerrado na última quinta-feira, no Teatro da Caixa, o Curta 8 apresentou filmes de onze países e de diversos estados brasileiros, exibindo o que de melhor está sendo produzido aqui e no exterior.

Entre os premiados, dois paranaenses se destacaram: Fábio Allon, que com seu filme Cru, levou os troféus de Melhor Filme da Oficina Tomada Única, Melhor Direção e Melhor Atriz, prêmio entregue para a atriz Camila Hubner.

Além dos troféus, desenvolvidos pelo designer Ivens Fontoura, Allon ganhou R$ 4 mil em locação de equipamentos (oferecidos pela Locall de cinema e televisão) e uma câmera de Super-8 (oferecido pela rádio Lumen).

Outro cineasta do Paraná premiado foi Pedro Merege, que levou os troféus de Melhor Roteiro (com Esmarteza), e de Melhor Sonorização e Melhor Montagem em Película (com Está nas escrituras).

Os outros premiados do Festival de Cinema Super-8 são a gaúcha Paola Wink, Melhor Fotografia (Ainda é cedo); Maxime Michel, da França, Direção de Arte (Inspiration); Isabelle Wuilmart, da Bélgica, Melhor Filme Estrangeiro (Justine’s Dream); o carioca André Castedo, Melhor Filme Finalizado em Vídeo e Júri Popular (O diagnóstico); e o gaúcho Cristian Scheneider, Melhor Filme Finalizado em Super-8 (Outono).

O júri oficial, composto pelos cineastas Fernando Severo, Marcos Jorge e Guto Pasko ainda concedeu menções honrosas para Matagal, de Thales Quadros; e A infância de Margot, de Bruno de Oliveira.

Oficina tomada única

Nesta edição, o Curta 8 inovou em termos de Super-8 no Brasil ao apresentar filmes realizados a partir de uma oficina na técnica, Tomada única. Nela, dez alunos, depois de orientados por professores, receberam um cartucho Super-8 para filmar um roteiro de sua escolha, mas sem a opção de editar o material filmado.

A edição teve que ser feita na própria câmera. Revelados pela organização do festival, os filmes só foram vistos pelos realizadores no dia da exibição para o público.