FERA – O festival da rede estudantil

A Secretaria de Estado da Educação criou este ano uma estratégia especial para a formação de uma Rede Estudantil Cultural, em que a arte seja integrante do processo educacional e atinja os alunos de todo o estado. Para isto foi criado o Festival de Arte Estudantil (FERA). O objetivo do FERA é estimular o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e de entretenimento para formar e transformar pessoas, e ainda enriquecer o espaço e o tempo escolar.

Ontem o secretário Maurício Requião, em coletiva de imprensa na capital, esclareceu o que é o FERA, como funciona e quando será.

Durante o primeiro semestre de 2004 os alunos da rede foram convidados a se inscrever e apresentar seus trabalhos, sejam eles em artes plásticas, música, literatura, pintura, coral e fanfarra.

Os grupos escolares foram divididos nas oito regiões administrativas da Seed e no próximo final de semana, a partir de 8 de julho, as 2.500 crianças selecionadas de Curitiba e Região Metropolitana norte e sul, município de União da Vitória e litoral.

Os alunos e professores passarão quatro dias em Paranaguá, onde irão participar de oficinas culturais e assistir shows de profissionais em diversas áreas. O FERA recebeu apoio de diversas empresas, públicas e privadas e os shows e outras atividades serão estendidos a toda comunidade onde serão realizadas essas finais de núcleos, em Cascavel de 21 a 26 de julho; depois de 6 a 11 de agosto em Cornélio Procópio; de 20 a 25 de agosto em Umuarama; de 31 de agosto a 5 de setembro em Apucarana; de 11 a 16 de setembro em Pato Branco; de 24 a 29 de setembro em Ponta Grossa e 8 a 13 de outubro em Paranavaí. No final de cada uma das reuniões e apresentações, os que se destacarem nas áreas de dança, teatro, bandas, corais, artes visuais, artes literárias, audiovisual, artes gráficas, receberão troféus semelhantes ao que o secretário Maurício Requião apresenta na foto.

Voltar ao topo