Duas feiras de livros movimentam Curitiba até o fim desta semana. Na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) acontece a Feira Universitária do Livro, com destaque para a produção acadêmica das principais editoras do segmento no País.

No Sesc da Esquina, o tema para a Feira de Livros Sesc Paraná que acontece também em outras cidades paranaenses nas quais o Sesc mantém unidades é a relação entre literatura e jornalismo, além de uma programação especial voltada para os baixinhos, aproveitando a proximidade do Dia das Crianças.

Um dos atrativos da Feira da UFPR, promovida pela editora da universidade, é o de reunir obras da pesquisa universitária brasileira de alto nível num único lugar, segundo o diretor da Editora da UFPR, Gilberto de Castro. “É uma oportunidade boa para comprar bons livros por um preço razoável e de se conhecer o que se faz de ponta em diversas áreas do conhecimento”, afirma.

Os livros da Feira da UFPR poderão ser encontrados com até 50% de desconto. Durante a semana, a Editora da UFPR aproveita a feira para lançar alguns livros e reeditar outras obras, com destaque para Palcos regionais (Marta Morais da Costa); Ensaios de sociologia e história intelectual do Paraná (Márcio de Oliveira e José Szwako); Fundamentos de mecânica dos solos e das rochas (Alberto Pio Fiori e Luigi Carlos Carmignani) e Nomes populares de insetos e áracos do Brasil (Zundir José Buzzi).

Além de publicações da Editora da UFPR, a feira tem estandes de outras universidades públicas, como Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Sesc

Na segunda feira de livros realizada esta semana em Curitiba e voltada ao público universitário, a proposta do Sesc Paraná é aproximar autores nacionais dos leitores, durante a sua 28ª Edição da Feira de Livros.

Com o tema Literatura e Jornalismo, a programação da feira prevê oficinas, palestras e mesas-redondas e tem Euclides da Cunha como o homenageado desta edição.

Moacyr Scliar, João Gabriel de Lima, Daniel Piza, Ignácio Loyola Brandão, Afonso Romano de Sant’Anna, Eliane Brum, Humberto Werneck e Ruy Castro são alguns dos nomes que vão participar de debates sobre jornalismo cultural, literatura online, crônica, biografias e grandes reportagens.

Assionara Souza e Wilson Bueno, Carlos Machado e Roberto Gomes discutem o mercado editorial paranaense. O jornalista José Carlos Fernandes ministra oficina de Crônica e Alessandro Martins a oficina de blogs.

Os públicos infantil e adolescente também terão uma programação específica. Para as crianças, bate-papo com os escritores Simone Cit sobre o livro Pedro e o choro; Liana Leão com os livros Julieta de bicicleta e A Caixinha de narizes; e Luiz Andrioli sobre o livro A menina do circo.

Marco Jacobsen e Ademir Paixão são os cartunistas responsáveis por oficina e bate-papo com os adolescentes. Espetáculos teatrais, intervenções artísticas e uma mostra sobre cinema e literatura completam a programação durante o final de semana.

Serviço

7.ª Feira Universitária do Livro. Até sábado, das 9h às 20h. Pátio da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1.299, Centro). Informações: (41) 3360-7489. Entrada gratuita. 28.ª Edição da Feira de Livros do Sesc Paraná. Até domingo. Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 996). Informações: (41) 3304-2222. Entrada gratuita.