Curitiba firmou-se como sede da Federação Interestadual de Cultura (Feinc), que reúne as entidades sindicais patronais da área de cultura e recreação de quatro estados. Após longa negociação, a Feinc foi fundada em agosto de 2001, a partir do desmembramento da Federação Nacional de Cultura (Fenac), e atua nos três Estados da região Sul e em Mato Grosso do Sul. A entidade recebeu oficialmente o status de Federação sindical no dia 12 deste mês, a partir da autorização do Ministério do Trabalho. “Com isso, teremos condições de funcionar plenamente”, afirma o presidente da Feinc, Mílton Garcia.

O objetivo dessa nova entidade é prestar melhor atendimento e assistência a clubes sociais e recreativos e às demais instituições patronais da área cultural dos Estados. “Vamos defender o interesse dessas entidades assim como prestar-lhes orientação jurídica e fiscal”, declara Garcia.

Como a sede fica em Curitiba, a primeira delegacia regional será inaugurada em Porto Alegre (RS) nos próximos dias. O evento contará com a participação da diretoria do Feinc, do presidente do Secraso gaúcho, Clyton Baptista Puperti, além de autoridades políticas e empresários. “O apoio gaúcho foi fundamental para a criação da Federação”, lembra Garcia. Futuramente outras delegacias funcionarão em Florianópolis (SC) e em Campo Grande (MS).

A primeira medida tomada pela Federação é o estabelecimento de cronograma de atividades e instalações das delegacias regionais.