Fazendo arte muda vida na Vila Torres

Os sonhos de 15 moradores da Vila Torres se tornam realidade em telas, pintadas a óleo. Há poucos anos, nem a professora que ensina pintura toda quinta à tarde, no Clube das Mães do bairro – nem os novos artistas – que têm entre 8 e 51 anos – se imaginavam fazendo tão bela arte. Porém, hoje expõem orgulhosos os frutos do projeto ?Fazendo Arte? que começou em junho de 2005. Cinqüenta quadros estão no hall de entrada da Faculdades Spei, no Centro, onde ficam expostos até o próximo dia 8.

As paisagens são bem selecionadas: barcos, cenas de mar, o campo, as flores. Todos os detalhes de cada obra e autor a professora Maria de Lurdes do Prado, a Malú, sabe de cor. ?Eu acompanho as idéias deles. Mostro a eles que o mundo pode ser bem diferente do daquele que eles vivenciam na Vila das Torres. Mostro que o sonho pode sim virar realidade, nos quadros que eles pintam?, afirma.

Malú começou a pintar por inspiração em 2000. Sem nunca ter freqüentado escolas de arte, sem sequer ter tido algum contato direto com pincel, tinta a óleo e tela, ela apenas pintou o primeiro quadro e, daí para frente, a vontade e o prazer só foram crescendo. ?De repente me vi acordar aos domingos inspirada para não parar de pintar. Como trabalho também na prefeitura, na regional da matriz, tenho contato com o Clube das Mães da Vila, foi daí que veio a idéia de dar um curso de pintura. Resolvi tentar. Começamos as aulas com cinco alunos, hoje somos em quinze e temos fila de espera?, conta Malú.

As aulas são gratuitas e os recursos vêm de apoio que Malú e o Clube das Mães conseguem. Para que essa seja apenas a primeira exposição de muitas dos novos talentos ainda falta apoio. ?Eu não acreditava que em um ano e meio conseguiríamos chegar tão longe quanto chegamos. Essa exposição e esse trabalho são muito importantes para esses artistas. Por isso qualquer apoio é bem-vindo?, diz ela. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com Malú, pelo telefone 9614-0760. 

Voltar ao topo