A ilustradora e artista plástica Maria da Penha Passos apresenta seus mais recentes trabalhos em exposição na Biblioteca Pública do Paraná, que será aberta nesta terça-feira (13), no hall do segundo andar. A mostra, que reúne 23 pinturas em aquarela, retrata a fauna da Mata Atlântica. São pássaros, mamíferos e borboletas em cartaz até o próximo dia 30. Suas obras são produzidas a partir de fotos, observação dos animais e muita pesquisa em livros de ornitologia. A artista, com sua paleta, usando como técnica a aquarela, tenta reproduzir a profusão de cores e reflexos da criação divina.

Maria da Penha comenta que ?devemos nos conscientizar, fazendo o impossível para impedir a destruição. A floresta exuberante que se estende por todo nosso litoral, possuindo flora e fauna incomparáveis, considerada reserva da biosfera, vem sendo devastada pelas queimadas, fruto da inconsciência humana. Trechos da Mata são irrecuperáveis pela implantação de fazendas ou até mesmo pela invasão urbana. Sua faixa mais preservada é a que se estende pelo litoral do Paraná que vai do Lagamar (sul de São Paulo) até a Baía de Guaratuba?.

A artista plástica diz, ainda, que ?preservar a natureza é amar a vida. De alguma forma, cada um de nós deve dar seu grito de alerta?. Esta é a primeira exposição de pássaros de Maria da Penha. Junto com os trabalhos são divulgados, também, o histórico, mostrando o comportamento dos pássaros, tirados de livros conceituados.

Serviço:
Exposição ?Fauna da Mata Atlântica?
Data: 13 a 30 de junho de 2006
Local: Hall do 2º andar da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133
Horário: A Biblioteca Pública funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h. Sábado, das 8h30 às 13h.