Fandango e cultura caiçara juntos em Guaraqueçaba

Um encontro que reúne mais de 340 participantes de 27 grupos de fandango acontece de hoje até domingo em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná. Intitulado de 2.º Encontro de Fandango e Cultura Caiçara, o evento é organizado pela Associação dos Fandagueiros do Município de Guaraqueçaba.

Os quatro dias de celebração estão sendo realizados com objetivo de promover a interação e o debate sobre os novos rumos do fandango em apresentações e bailes públicos. O encontro reúne grupos folclóricos do litoral do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Dentre as atividades que serão realizadas estão apresentações de três grupos de Bois, encontro do divino de Paranaguá e Cananéia, apresentações do grupo de jovens de Paraty, além de bailes, cursos, mesas-redondas e shows dos grupos de teatro e de fandango dos municípios de Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Guaraqueçaba, Cananéia, Iguape e Paraty. Todas cidades litorâneas dos três estados participantes.

“O encontro será divertido. Não é todo dia que se consegue reunir mais de 350 pessoas com contato direto com o fandango, que ainda resiste à intensa desvalorização por parte das pessoas”, garante o organizador do encontro, Eduardo Schotten. Segundo ele, são esperadas mais de mil pessoas. “Todas as pousadas e hotéis de Guaraqueçaba estão lotados, mas para quem vier prestigiar o encontro não faltará infra-estrutura”, explica.

Em parceria com o 2.º Encontro de Fandango, acontece o Seminário de estudos e pesquisas sobre a Cultura Caiçara. Coordenado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em áreas úmidas brasileiras, o evento é voltado para estudantes, pesquisadores e apresentações de trabalhos acadêmicos relacionados à cultura caiçara.

A festividade é gratuita, e teve sua primeira edição em 2006. Este ano o encontro tem um grande enfoque nos jovens. “Grande parte dos envolvidos com as apresentações dos grupos são os jovens”, diz Schotten. A celebração é patrocinada pelo Prêmio Avon Cultura de Vida, Prefeitura de Guaraqueçaba e conta com apoio de mais de 25 parceiros em sua organização.

Voltar ao topo