Um encontro que reúne mais de 340 participantes de 27 grupos de fandango acontece de hoje até domingo em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná. Intitulado de 2.º Encontro de Fandango e Cultura Caiçara, o evento é organizado pela Associação dos Fandagueiros do Município de Guaraqueçaba.

Os quatro dias de celebração estão sendo realizados com objetivo de promover a interação e o debate sobre os novos rumos do fandango em apresentações e bailes públicos. O encontro reúne grupos folclóricos do litoral do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Dentre as atividades que serão realizadas estão apresentações de três grupos de Bois, encontro do divino de Paranaguá e Cananéia, apresentações do grupo de jovens de Paraty, além de bailes, cursos, mesas-redondas e shows dos grupos de teatro e de fandango dos municípios de Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Guaraqueçaba, Cananéia, Iguape e Paraty. Todas cidades litorâneas dos três estados participantes.

“O encontro será divertido. Não é todo dia que se consegue reunir mais de 350 pessoas com contato direto com o fandango, que ainda resiste à intensa desvalorização por parte das pessoas”, garante o organizador do encontro, Eduardo Schotten. Segundo ele, são esperadas mais de mil pessoas. “Todas as pousadas e hotéis de Guaraqueçaba estão lotados, mas para quem vier prestigiar o encontro não faltará infra-estrutura”, explica.

Em parceria com o 2.º Encontro de Fandango, acontece o Seminário de estudos e pesquisas sobre a Cultura Caiçara. Coordenado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em áreas úmidas brasileiras, o evento é voltado para estudantes, pesquisadores e apresentações de trabalhos acadêmicos relacionados à cultura caiçara.

A festividade é gratuita, e teve sua primeira edição em 2006. Este ano o encontro tem um grande enfoque nos jovens. “Grande parte dos envolvidos com as apresentações dos grupos são os jovens”, diz Schotten. A celebração é patrocinada pelo Prêmio Avon Cultura de Vida, Prefeitura de Guaraqueçaba e conta com apoio de mais de 25 parceiros em sua organização.