Começa nesta segunda-feira (13) uma exposição que vai mexer com os mais de 100 mil pedestres que passam diariamente pelo calçadão da rua XV de Novembro, desde a Praça Osório até a Praça Santos Andrade. Fotos imensas de Curitiba, imagens que remetem ao conceito de biodiversidade, referências aos programas ambientais que tornaram Curitiba reconhecida dentro e fora do país, sons naturais dos biomas brasileiros e muita informação estarão à mostra no meio do calçadão. É o projeto Nosso Ambiente, que também vai ser levado às seis Ruas da Cidadania no próximo dia 20.

A exposição foi organizada pela equipe do Comitê de Preparação Local para as conferências COP e MOP, da ONU, que ocorrerão em Curitiba nos dias 13 a 31 de março. Os sons de diversos habitats serão um dos importantes elementos da estrutura metálica de 12 metros de altura que será montada para a exposição. O chão será coberto de flores produzidas no horto do Guabirotuba e 50 imagens de Curitiba vão revelar um pouco da cidade. Um telão de quatro metros quadrados mostrará as imagens do programa Google Earth, que permite a visualização de imagens de qualquer lugar do planeta, por satélite.

Entre a Praça Osório e a Travessa Oliveira Bello também haverá três blocos de painéis com desenhos que vão levar o observador a uma viagem desde a concepção de Universo, Via Láctea, Sistema Solar, o planeta Terra, passando pelo Brasil e seus biomas, o Paraná, a Região Metropolitana e Curitiba.

A cidade, sua história e um breve relato sobre a ocupação de Curitiba estarão do outro lado dos painéis. Também estarão os projetos que fazem parte da política ambiental da cidade. Uma imensa maquete de Curitiba também fará parte da exposição.