Exposição faz viagem à Curitiba do século XIX

A partir da próxima terça-feira (19), os curitibanos poderão viajar no tempo, através da exposição "Homenagem a Curitiba por Camões". A galeria de arte Helena Fretta, traz para a capital paranaense pinturas do artista e historiador Eduardo Camões. As obras retratam a Curitiba de cem anos atrás, uma cidade ainda agreste e sem poluição, com todas as suas cores luminosas e vida tranqüila.

Entre as obras do artista, baseadas em velhas e amareladas fotografias em preto e branco, encontram-se desde a Praça Garibaldi e a Rua do Rosário de 1904 até o visitadíssimo parque Tanguá, de 1998. A exposição, que segundo o autor trata-se de uma homenagem a Curitiba e seu povo, traz a retratação real do original dos locais mais famosos de Curitiba, como o Alto São Francisco da década de 1940.

Além de retratos de Curitiba, produzidos a partir de pesquisas minuciosas da história da cidade, a exposição também apresenta reconstituições de cidades do litoral paranaense do final do século XIX, como a exuberante Ilha do Mel de 1890 e a bela Antonina de 1895.

O Autor

Eduardo Camões, artista de influência hiper-realista, é um dos artistas mais conhecidos e admirados por seus trabalhos de reconstituição da memória da cidade do Rio de Janeiro. Suas telas se caracterizam pelas cores vivas e naturais.

Eduardo Camões também publicou quatro livros históricos com suas imagens e textos do Rio e Recife antigos, com 18 edições em 12 anos. O artista também ficou conhecido nos Estados Unidos em virtude de seus retratos de imagens dos estados da Califórnia, Arizona, Flórida e Nova York.

Serviço:
Exposição: ?Homenagem a Curitiba?
Coquetel de abertura ? terça-feira (19) de setembro de 2006, ás 20h00    
Exposição: 19 de setembro á 07 de outubro de 2006
Local: Helena Fretta Galeria de Arte – Avenida Sete de Setembro, 6248 – Seminário.
Horário: De segunda a sexta 10 ás 18:30 / Sábado das 10 ás 13:00

Voltar ao topo