O hall de entrada do Prédio Central da Prefeitura de Curitiba recebe a partir desta quinta-feira (16) a exposição “Anjos Azuis”, um ensaio feito no Museu Oscar Niemeyer com famílias de pessoas com autismo. (Fotos em anexo) A exposição faz parte das ações promovidas na cidade pela associação União de Pais Pelo Autismo (Uppa), em celebração do mês do autismo.

Os cliques foram feitos pela fotógrafa Giselle Durigan, como parte de seu trabalho social na GDMS, em parceria com o fotógrafo dinamarquês Michael Malthe Sørensen, que está no Brasil para a divulgação do projeto. “O ensaio foi feito pensando em dar protagonismo a famílias com filhos com autismo. Enfatizando que como todos, quem tem autismo pode brincar, interagir e participar ativamente de uma família de uma maneira ‘normal'”, afirma Giselle.

As 20 fotos estão disponíveis para visitação na Prefeitura até o dia 24. No mesmo dia serão levadas ao Salão de Atos do Parque Barigui, onde ocorre o 2º Simpósio Regional sobre Autismo, dias 24 e 25. Na sequência a exposição segue para o evento Jornada Conviver, no Colégio Opet, que conta com a presença dos especialistas da Suécia Claudia Chaves Martins e Harald Sturm, que trazem informações sobre os últimos avanços da ciência na área do autsimo, o modelo de atendimento sueco de suporte às famílias e diagnóstico precoce. Ainda está programada para o dia 29 (quarta-feira), na Biblioteca Pública do Paraná a palestra “Autismo e Comportamento Verbal”, dos especialistas espanhois Gladys Williams e Richard Laitinen, diretora e coordenador de um dos centros referência em atendimento de autismo no mundo, que fica em Barcelona.