As esculturas de Jão Poneis e pinturas de artistas do Grupo de Arte Naif  (GAN) ficarão expostas até o próximo dia 30 de setembro, na Sala do Artista Popular da Secretaria de Estado da Cultura. Inicialmente prevista para permanecer até 15 de setembro, a mostra, que é uma continuidade do projeto Paraná: Identidade Popular e retrata diversos aspectos da natureza, em peças esculpidas em madeira, e telas com o colorido único da arte naif, foi prorrogada até o final do mês.

Jão Poneis

O trabalho do artista Jão Poneis sempre foi voltado aos múltiplos aspectos da natureza, enfocando a preservação ambiental e a denúncia aos abusos praticados pelo homem. Utiliza como ferramentas o formão, inchó, machado e até a moto-serra.

Nos últimos cinco anos, o artista tem se dedicado à escultura em raízes. Suas peças já foram expostas em mostras regionais e estaduais, e compradas por colecionadores de vários estados brasileiros e países como Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, Argentina e Paraguai.

Artistas Naif

Composições com cores alegres da arte naif, em pinturas de óleo sobre a tela, podem ser conferidas nos trabalhos de 14 artistas, também no Salão do Artista Popular. Com formações acadêmicas diversas, os integrantes do GAN são orientados pela também artista naif Constância Néry, cujas obras estão expostas no Solar do Rosário, em Curitiba, e em galerias e museus da França e Espanha.

Variando desde paisagens multicoloridas até reflexos do cotidiano, as temáticas são desenvolvidas com total liberdade, sem sofrer interferência da orientadora em nenhum aspecto da criação e produção das peças. O grupo já expôs suas obras em outros espaços culturais da cidade, como na Federação das Indústrias do Estado do Paraná  e na Fundação Solar do Rosário.

Serviço:
Esculturas de Jão Poneis e pinturas de artistas do Grupo de Arte Naif 
Local: Sala do Artista Popular
Endereço: Rua Saldanha Marinho s/n ? anexo à Secretaria de Estado da Cultura
Horário: De segunda a sexta-feira, das 10h às 18 horas, até 30 de setembro