Exaltasamba faz show hoje

Um samba de raiz renovado. É esse o estilo que caracteriza o grupo Exaltasamba, que se apresenta no dia 13 de abril, véspera de feriado, no espaço Callas. O público da capital paranaense poderá conferir a turnê de lançamento do décimo CD dos sambistas, intitulado "Esquema Novo", em homenagem a um dos nomes mais representativos do samba e MPB, Jorge Bem Jor. A abertura da casa será as 22h30, com apresentação das bandas locais, Inovathi, Tentativa, PQ do Pagode e Viradu@vesso.

Este álbum, lançado em 2005, também marca a comemoração dos 20 anos de sucesso do grupo Exaltasamba, que colheu bons frutos durante a sua trajetória musical, somando mais de quatro milhões de CDs vendidos. O segredo dos músicos é acompanhar a evolução musical sem perder a essência do samba raiz, principal característica do grupo.

O repertório do álbum é diversificado, com interpretações de músicas de Marisa Monte, Titãs e Frede 04 do Mundo Livre S/A. A ousadia aparece logo na faixa escolhida para iniciar a divulgação, "Já Tentei" (Felipe Duarte e Rafael Britto), que acrescenta elementos de rhythm and blues e rap ao samba romântico. Duas músicas de origem roqueira receberam tratamento samba rock por parte do EXALTASAMBA, e tem tudo para incendiar os bailes black. "Meu Esquema" (Fred 04), gravada originalmente pelo grupo pernambucano Mundo Livre s.a., ganhou swing e arranjo com direito a metais.

Sucesso na versão original rock/funk dos Titãs e na posterior releitura blues de Marisa Monte, "Comida" (Arnaldo Antunes-Marcelo Fromer-Sérgio Britto) renasce revigorada com muito ritmo, metais envenenados e até mesmo um rap, improvisado com categoria por Thiaguinho e enfatizando a vertente social da letra. Em "Véu do Luar" (Carica-Luis Cláudio Picolé-Prateado), a influência de Djavan se mostra nítida, enquanto o samba/funk é a receita da contagiante "Inconformado" (Felipe Silva-André Renato).

O samba romântico que marca a trajetória do grupo paulista aparece com tudo nas candidatas a novos sucessos "Grande Amor" (Péricles, Thiaguinho e Izaías), "Amor dos Anjos" (Altay Veloso) e "Que Saudade" (Thiaguinho).

Uma característica que marca Esquema Novo é o fato de Thiaguinho (vocal e banjo) se mostrar totalmente incorporado ao time. Sua estréia ocorreu no trabalho anterior, Alegrando a Massa (2004), que rendeu mais um disco de ouro ao grupo do qual também fazem parte Péricles (vocal e banjo), Pinha (repique de mão), Izaías (violão e arranjos), Brilhantina (cavaco) e Théll (tantã). "Participei muito mais deste disco e tive mais liberdade para dar as minhas idéias", explica ele, que divide com Péricles os vocais das músicas do EXALTASAMBA. Os timbres de voz dos rapazes, bem diferentes entre si, proporcionam ao repertório uma diversidade ainda maior, algo não muito comum nos grupos de samba atuais e mais um ponto a seu favor.

O Exaltasamba traz em sua nova formação, Péricles (banjo e vocal), Thiaguinho (pandeiro e vocal), Pinha (repique de mão), Izaías (violão), Brilhantina (cavaco) e Thell (tantã).

Serviço
Data: 13 de abril
Horário: 22h30
Local: Espaço Callas (Rua Piquiri, 275 – Rebouças) ? 3333-3028.
Valor: Os ingressos promocionais custam R$ 15,00 para estudantes ou para quem doar um quilo de alimento.
Pontos de Venda:  Disk Ingressos ? 3315 ? 0808, Michelli Board Shop (São José dos Pinhais), Armazém do CD, Lojas Toa Toa.
Informações: 3315-0808 ou 3322-6116.

Voltar ao topo