Eventos incentivam leitura em Curitiba

Duas atrações culturais acontecem amanhã (9 de agosto) na Livrarias Curitiba. A primeira delas é o ?Conversa Entre Amigos?, evento idealizado pelo engenheiro civil Marcelo Almeida e que há mais de dois anos vem incentivando a leitura em pessoas que antes tinham pouco conhecimento de literatura. Dessa vez, a discussão será sobre o livro O Velho e o Mar, do escritor Ernest Hemingway. O encontro começa às 18h na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação.

A idéia do projeto surgiu em 2004, quando Almeida ainda era diretor do Departamento de Trânsito do Paraná. Inspirado no livro Felicidade, de Eduardo Giannetti, onde um grupo de quatro amigos que se reúne para discutir filosofia e assuntos de interesse comum, o engenheiro decidiu reunir os próprios funcionários do Detran para discutir literatura.

Todo mês, exemplares de livros eram colocados à disposição dos funcionários. Depois de um período para leitura, um encontro era marcado para a discussão e análise do livro. Em dois anos, cerca de 120 funcionários do Detran-PR participaram do programa. ?São pessoas que jamais tiveram chance de ler e descobriram um novo mundo na leitura?, destaca Marcelo.

O sucesso do projeto foi tão grande que Marcelo decidiu expandir a idéia para fora do Detran. Hoje, além dos funcionários do órgão estadual, ainda participam pessoas que trabalham no Palácio Iguaçu, Hospital Pequeno Príncipe e Stilo Hair Cabeleireiros. A iniciativa também foi levada para o interior do estado. Em diversas cidades do Paraná o projeto está sendo desenvolvido com funcionários do Detran e professores.

A partir das 19h30, só que na loja do Shopping Curitiba, as professoras Clarice Miranda e Liana Justus, do Espaço Cultural Glaser, ministram aula sobre ?Formação de Platéia em Música: O Caminho da História da Música do Romantismo ao Modernismo?. Os dois eventos têm entrada franca.

Voltar ao topo