Ilustradores, cartunistas e animadores de Curitiba se reúnem mensalmente para trocar idéias e fomentar o mercado interno no Costelão Ilustrado. O nome serve justamente para legitimar a informalidade do encontro, que é realizado mensalmente na churrascaria Costelão Curitibano, na capital.
O objetivo do evento foi inspirado em um evento que acontece em São Paulo, o Bistecão Ilustrado. Tudo começou quando os ilustradores Marcelo Lopes, Laqua, Rafael Mox e Francis de Cristo sentiram a necessidade de conhecer mais de perto os colegas de profissão. O Costelão Ilustrado está em sua sexta edição e conquista cada vez mais adeptos: começou com um grupo de 15 pessoas e, agora, já chega a 50 participantes.
“Vivemos fechados muito tempo dentro do estúdio. A idéia é a informalidade, que o pessoal se conheça e possa trocar figurinhas”, diz Marcelo, que, em paralelo com o trabalho no Studio Arte e Design, tem o trabalho artístico focado em cartoons.
A preparação do local para receber o evento é simples: as mesas são encapadas com papel Kraft e os interessados só precisam levar o material (tinta, lápis, caneta, canetinha) e a vontade de desenhar. “O legal é que tem gente de diferentes gerações. Assim, alguém que está começando pode aprender observando os profissionais mais experientes”, diz Marcelo.
Os desenhos que são feitos durante o encontro são expostos por aproximadamente dez dias no bar Era Só O Que Faltava. O resultado dos trabalhos, com uma grande variedade de estilos, já motiva os organizadores a fazer um livro reunindo as ilustrações dos participantes.



