Eva Wilma volta com Primeira pessoa

Após quatro anos longe dos teatros, a atriz Eva Wilma volta aos palcos com a peça Primeira pessoa, com texto de Edla van Steen e direção de William Pereira. A apresentação será hoje, amanhã e domingo no Teatro Guaíra. No espetáculo, a artista revive alguns de seus principais momentos passados nos palcos, em comemoração aos cinqüenta anos de carreira. Segundo Eva, a peça é uma declaração de amor ao teatro, o verdadeiro ?celeiro do ator??. ?É nele que o artista pode representar integralmente, existe uma troca de energia e um diálogo entre o ator e o público?, conta.

Em Primeira pessoa Eva revive personagens marcantes como Blanche Dubois de Um bonde chamado desejo, Branca Dias de Santo Inquério e Vladimir de Esperando Godot. No palco, será representada uma retrospectiva de pequenos monólogos que fizeram parte das 31 peças representadas pela atriz. Em clima de ensaio, Eva canta, dança e dialoga com a pianista e cantora Vânia Pajares. No início, Vânia toca Praeludium 1, de Bach, em seguida o ambiente ganha descontração com canções populares representando a vida da atriz e grandes acontecimentos da vida brasileira. Para este espetáculo, Eva passou por dois meses e meio de ensaios e exercícios condicionados a canto e dança. ?O ator tem que se doar para construir o personagem. Nessa peça eu canto em português, inglês, espanhol e alemão (2.ª nacionalidade da atriz)?, revela. Primeira pessoa já esteve por dois meses no Rio de Janeiro e São Paulo. Curitiba será o início da turnê que deve percorrer Recife (PE) e outras cidades brasileiras.

A primeira vez que Eva Wilma subiu aos palcos foi em 1954, com a peça Uma mulher e três palhaços. ?Lembro dessa apresentação. Foi no Teatro da Arena no Rio de Janeiro e apresentamos para o presidente da república, Café Filho?, contou. Para ela, foi um medo indescritível pisar no palco. ?Até hoje a sensação de entrar em cena é de emoção. É como se eu mergulhasse no espaço sem uma rede para me segurar?, disse.

Depois da turnê nacional com Primeira pessoa, a atriz tem três projetos em vista. ?Primeiro vou participar da gravação de um filme em Porto Alegre (RGS), Catarina, uma minissérie de Maria Adelaide Amaral e um espetáculo teatral com outros atores que ainda está em fase de estudo.

Serviço: Eva Wilma e Vânia Pajares no espetáculo Primeira pessoa no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). As apresentações acontecem hoje e amanhã às 21h, e 1.º de maio, às 19h. A última apresentação terá renda revertida para a Pastoral da Criança. Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20. Eva Wilma participa de um bate-papo aberto ao público no Memorial de Curitiba (Largo da Ordem) hoje, às 15h. Ingresso é 1 litro de leite longa vida.

Voltar ao topo