Eudóxia de Barros toca no HSBC

No intento de mostrar o exercício da arte como caminho para desenvolver virtudes e expandir conteúdos estéticos e morais como alegria, seriedade, equilíbrio e sabedoria, um novo produto chega ao mercado cultural de Curitiba, amanhã. A pianista e compositora Luna Remer lança o livro Brasil pelos dedinhos, no Teatro do HSBC, às 11h30. Acompanhando a obra, um CD com composições de Luna interpretadas pela pianista Eudóxia de Barros ajuda a compreender as virtudes propostas nas crônicas do livro. Logo em seguida, ao meio-dia, Eudóxia apresenta um recital didático.

Brasil pelos dedinhos traz partituras de diferentes níveis de dificuldade, todas apresentadas no CD, e crônicas escritas por Luna em visitas a cinco regiões brasileiras. De Curitiba, a autora lembra a seriedade e o zelo da população, e traça idéias sobre arquiteturas antigas como a da UFPR. A música correspondente à cidade é o chorinho Despretensioso. ?Também é uma homenagem ao meu pai (o clarinetista Ademar Remer) e ao nascimento do chorinho?, conta a artista. O talento para a música vem desde o avô, Ernesto Remer, que foi compositor e maestro.

As outras cidades retratadas são Porto Alegre (RS), Taubaté (SP), Rio de Janeiro (RJ), Tiradentes (MG), Brasília (DF), Salvador (BA) e Parintins (AM). A faixa bônus traz Maktub, obra premiada no ano de 2004 no Concurso de Composição para Piano Erudito promovido pelo Ceapem. De caráter didático, o livro é indicado como literatura infanto-juvenil, ou para ?crianças de oito aos oitenta anos?, como a autora menciona no prefácio da obra.

Foto: João de Noronha/O Estado

Luna Remer lança livro Brasil pelos dedinhos.

As peças para piano apresentadas no CD surgiram a partir do pedido feito pela professora Maria José de Abreu Guimarães, idealizadora e organizadora do XXV Concurso Latino-Americano Rosa Mística, que ocorre no Teatro do HSBC, sábado. A banca avaliadora conta com a presença de Eudóxia de Barros.

Nascida em São Paulo, Luna Remer se interessou pelo piano desde criança, quando tirou de ouvido a música Luar do sertão. Aos 8 iniciou os estudos do instrumento e após amadurecer teve aulas com a pianista Elza Guevara, com o compositor Osvaldo Lacerda e com o maestro Alceo Bocchino. A artista já lançou seis CDs com músicas de sua autoria e atualmente ministra o curso Inteligência emocional através da arte, no Solar do Rosário.

Recital com Eudóxia de Barros

A renomada pianista já gravou 31 LPs e 12 CDs, e é conhecida por ser uma grande entusiasta da música erudita brasileira. Boa parte de seu repertório é formada por obras nacionais. Eudóxia também conta com todo o carinho e agradecimento do chorinho. Em 1963 ela fez o gênero ressurgir no Brasil ao tocar Ernesto Nazareth. No recital de amanhã Eudóxia apresenta obras de Mozart, Debussy, Osvaldo Lacerda e outros compositores.

No sábado, a pianista participa da banca no Concurso Rosa Mística. No último final de semana ela esteve em outra importante banca, no 14.º Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella, em Juiz de Fora (MG). Eudóxia deixa Curitiba no domingo, dia em que se apresenta na Associação Brasileira A Hebraica, e depois no Clube Monte Líbano, ambos em São Paulo.

Serviço:

Pré-lançamento do livro Brasil pelos dedinhos, às 11h30, e recital com Eudóxia de Barros, às 12h, no Teatro HSBC (Rua das Flores, 11). Ingressos para o recital a R$ 20 (inteira) e R$ 10(meia).

Voltar ao topo