Estudo revela aumento de público para cinema nacional

Brasília – Um estudo inédito realizado pelo Fórum de Festivais e pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Festivais Audiovisuais (Ibefest) revelou que a popularidade do cinema brasileiro vem aumentando. O Diagnóstico Setorial 2007/Indicadores 2006 dos Festivais Audiovisuais mostrou que, só em em 2006, as produções nacionais reuniram público de 2.209.559 de pessoas nos festivais. No mesmo ano, mais de 9 milhões de brasileiros visitaram as salas de cinema para assistir a filmes nacionais.

De acordo com a pesquisa, o número de festivais de cinema também cresceu no país, passando de 44, em 2000, para 132 em 2006, o que significa aumento médio de 19,82% por ano. Roraima e Acre foram os únicos estados que não organizaram festivais nesse período. O diagnóstico informou também que a Região Sudeste concentra a maioria dos eventos: 51%.

Segundo o coordenador geral do estudo, Antônio Leal, somente 8% dos 5.500 municípios brasileiros têm salas comerciais de cinema. Em algumas cidades, a população só têm acesso às produções através dos festivais de cinema. ?Precisamos compreender que existe no país grande carência de espaços para exibição dos filmes brasileiros. Temos um parque exibidor ainda pequeno, o que dificulta o contato entre o cinema brasileiro e a sociedade?, afirmou Leal.

O estudo constatou que, apesar do maior número de eventos estar concentrado na Região Sudeste, outras regiões do país apresentam festivais consolidados, com anos (e até décadas) de realização contínua, e com enorme capacidade para alavancar negócios e parcerias com base no seu potencial artístico-cultural.

Antônio Leal ressaltou que os festivais de cinema começaram a ganhar espaço, aproximando a sociedade e a cinematografia nacional. "Isso é muito importante porque, assim, reduzimos a exclusão audiovisual no país. Vale lembrar que os festivais não são apenas plataformas de exibição de filmes. Ali acontece um processo de discussão e reflexão.?

Ainda de acordo com o diagnóstico, a realização de festivais movimentou, em todo o país, em 2006, R$ 59.976.403,00, com captação de recursos, parcerias, apoios, bens e serviços. Também foram gerados quase 6 mil empregos diretos durante o ano, com média de 45,31 contratações por evento.

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