Os alunos do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior, em Curitiba, realizam uma mostra cultural e científica de 20 a 24 de agosto. Os 235 alunos produziram trabalhos sobre o tema ?alimentação? e a apresentação está sendo realizada em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Eles utilizaram os alimentos produzidos na horta da escola e trabalharam com as matérias da grade curricular para produzir artes e ciências e aprender na prática o que já sabem na teoria.

Nerci Maria Maggioni Martins, diretora do colégio, comemora o sucesso da exposição. ?Os alunos adoram realizar estes trabalhos, eles têm prazer de mostrar o que sabem?, afirma. Os alunos de primeira séria da turma da professora Aniceia Polli, aprenderam a fazer pães, bolos e sucos. ?Durante a produção os alunos estudaram o nutrientes de cada alimento. Eles assaram pão, bolo de cenoura e de beterraba e, para a melhor degustação de nossos visitantes, fizeram suco de limão com couve?, disse Aniceia.

A turma de primeiro ano do ensino médio escolheu o tema ?Pirâmide Alimentar? e a importância de uma alimentação balanceada. Para realizar este trabalho os alunos utilizaram Física, Química e Biologia. Daniel Germano Barby, aluno que apresentou o trabalho, diz que estas matérias nem sempre são fáceis de aprender. ?É muito melhor quando realizamos um trabalho prático, pois a aprendizagem se torna prazerosa?, afirma.

Os alunos do segundo ano do ensino médio fizeram arte e realizaram uma releitura das obras do artista Giuseppe Arcimboldo (1527-1593) que utilizou em suas pinturas imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas. A professora Angela Balls disse que os alunos começaram a realizar o trabalho em abril e alguns desenhos demoraram de 4 a 5 horas para ficar prontos. ?Os alunos estavam com medo e duvidando que tinha a capacidade de desenhar, então começamos a pintar natureza morta, depois que eles perderam o medo conseguiram fazer lindos desenhos em lápis de cor e grafite?, elogiou Angela.

A matéria mais utilizada pela turma do terceiro ano foi a Matemática. O visitante podia saber sua altura, peso, o índice de massa corporal e, com esses dados, os alunos preparavam uma sugestão de cardápio. A aluna Alessandra Passos explicou o valor de uma boa alimentação e dos exercícios físicos e distribuiu uma tabela com o valor calórico de cada alimento.