Estreante vence concurso paranaense de baristas

A jovem Lílian Machado, 21, é a campeã do 4º Campeonato Regional de Baristas Etapa Paraná, que ocorreu no Shopping Mueller neste final de semana (dias 29 e 30/9). Na profissão há apenas um ano na curitibana Lucca Cafés Especiais, Lílian participou do campeonato pela primeira vez e venceu 12 concorrentes. O segundo lugar ficou com Clodoaldo Gusmão, também da Lucca Cafés Especiais, seguido por Simone Yamaguti, da Exprèx Caffé. Os três vencedores são de cafeterias curitibanas e vão representar o Paraná na etapa nacional do campeonato, marcada para dezembro, em São Paulo.

Os baristas competidores foram avaliados segundo critérios como técnica, manuseio dos equipamentos e ingredientes, qualidade da bebida, apresentação pessoal e visual, além de empatia com os juízes. O corpo de jurados era formados por baristas profissionais e experientes, que avaliaram a parte técnica, e juízes sensoriais, que faziam papel de clientes da cafeteria do competidor, provando as bebidas e analisando a apresentação pessoal dos concorrentes. Cada competidor servia aos juízes um espresso, um capuccino e uma bebida de criação própria e inédita.

Lílian Machado assinou o drink batizado de Macarron, inspirado no doce francês homônimo. Na receita, usou creme de leite fresco, chocolate branco picado e café espresso em uma base que recebeu cobertura feita com claras em neve, calda de amêndoas e a mesma fruta na versão torrada. Para Lílian, a vitória foi uma grande surpresa. Natural de Mato Grosso do Sul, ela deixou a família no sítio onde vivia e veio para Curitiba há três anos para estudar hotelaria. Após concluir o curso em um colégio interno, foi morar com duas amigas, que residiam bem ao lado de uma cafeteria, onde acabou conseguindo uma oportunidade de emprego. Era o início da promissora carreira. ?Acabei me apaixonando pela profissão de barista e hoje não imagino fazer outra coisa?, afirmou. Participar do concurso foi sugestão da equipe, que ela aceitou como uma forma de adquirir experiência, sem qualquer pretensão de vencer. ?Foi uma ótima surpresa, mas sei que ainda tenho muito a aprender?, disse.

O vice-campeão, Clodoaldo Gusmão, 26, barista há três anos e meio, creditou o bom resultado no concurso à relação emocional com o café. ?A dedicação ao barismo não tem relação com remuneração, mas apenas com a paixão pelo café?, revelou. Como criação própria, Clodoaldo apresentou aos juízes uma bebida feita com physalis (uma pequena fruta de origem francesa, pertencente à família do tomate), creme de leite fresco, baunilha e café espresso. A terceira colocada, Simone Yamaguti, 33, ensinou como um barista deve trabalhar na profissão. ?É preciso gostar bastante de café, ter dedicação total, estudar e trabalhar muito. E não parar nunca, porque sempre há algo a aprender ? é um setor sempre cheio de novidades?, contou. Simone também usou physalis em sua receita, além de gengibre caramelizado, folhas de menta, creme de leite, açúcar, gelo e espresso. A bebida gelada foi batizada de Amour em Cage, ou amor protegido, em francês.

O 4º Campeonato Regional de Baristas Etapa Paraná ocorreu no Piso Cinemas do Shopping Mueller e reuniu admiradores da profissão e curiosos, totalizando um público de aproximadamente 180 pessoas, nos horários mais concorridos. ?Nossa expectativa com a promoção de eventos de qualidade como esse é divulgar cada vez mais a profissão, torná-la mais conhecida pelo público em geral e valorizar uma arte e um produto tipicamente nacionais?, resume a coordenadora de Marketing do Shopping Mueller, Adriana Cardoso. Para o juiz sensorial Marcos Kepper, proprietário da curitibana Leogap, fabricante de máquinas de torrar café, o evento mostrou que a cidade já está amadurecendo muito na prática do barismo. ?O nível técnico dos competidores subiu bastante em relação ao evento do ano passado. A disputa entre os baristas foi ponto a ponto?, conta. ?Isso certamente vai ajudar muito a tirar do café brasileiro a imagem de commodity do mercado nacional?, conclui.

O 4º Campeonato Regional de Baristas Etapa Paraná foi promovido pelo Shopping Mueller e pela Associação do Campeonato Brasileiro de Baristas (ACBB).

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