Memórias, lutas, sonhos e realizações de Gerda Mitt estão no livro que será lançado nesta sexta-feira (14), às 16h, na Biblioteca Pública do Paraná. A publicação é uma autobiografia. Traz a estória da autora nascida na Estônia. ?Escrevi o livro por pressão da colônia. ?Em 1998 decidi apresentar aos estonianos algum conhecimento sobre o Brasil através da minha vida, lutas, estudos, trabalho e experiências pessoais. O livro que daí resultou foi editado na Estônia, com o título Lutas e vitórias. Mais tarde recebi solicitações de amigos e até do consulado da Estônia para que a publicação fosse traduzida para o português, porque poucos descendentes sabem ler o idioma de seus antepassados. Surgiu, então, a idéia de escrever Memórias, lutas, sonhos e realizações que é uma outra obra, enriquecida com novas informações?.

Gerda Mitt veio para o Brasil com seus pais em 1924, quando tinha 3 anos. A família foi morar em plena mata virgem, na região montanhosa de Minas Gerais, onde o governo brasileiro fundou uma colônia para imigrantes europeus. Sua educação era básica e o colegial completou em Curitiba.

A autora conta que no Rio de Janeiro fez curso de educação religiosa e encontrou seu primeiro amor. Sonhou com a formação do seu próprio lar, porém, o casamento não se realizou. Em 1954 concluiu o curso de Enfermagem, na Escola de enfermeiras Ana Nery, no Rio. ?O campo de trabalho era vasto e cansativo, mas me sentia feliz e realizada?, analisa.

Atuação

Gerda Mitt conheceu todas as cidades paranaenses através de seu trabalho. Conheceu quase todas as capitais brasileiras, através de congressos de enfermagem e encontros da igreja. Conheceu diversos países das Américas do Sul e do Norte e quase toda a Europa. Esteve na Austrália e na Nova Zelândia.

A escritora trabalhou em hospitais e maternidades, até se aposentar no Centro de Saúde da Ouvidor Pardinho da Secretaria da Saúde. Hoje, aos 84 anos, Gerda Mitt, que sempre foi estímulo e apoio para muitos jovens nas suas necessidades, continua ?firme e ativa em diversas atividades que lhe proporcionam satisfação e prazer?.

Serviço
Memórias, lutas, sonhos e realizações
Data: 14 de outubro
Horário: 16h
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133