O estilista de alta costura de Curitiba, Eder Fernandes, aderiu a moda dos tecidos feitos a partir da reciclagem de garrafas PET. Em parceria com a Haco, uma empresa que fornece etiquetas (tecidas, estampadas e sintéticas), desenvolveu num projeto inovador o tecido com urdume e trama de poliéster reciclado.

Ele é feito a partir da reciclagem do plástico e pode evitar que novas matérias-primas sejam produzidas, além de reaproveitar o material que iria para o lixo. Segundo Eder Fernandes, a criação é um lançamento inédito no sul do país: “As garrafas são diluídas e transformadas em fio. No Brasil o tecido é feito em Santa Catarina e tem uma textura quase de seda, tão macio e viçoso quanto”, afirma o estilista.

Para ousar ainda mais, Fernandes criou um vestido para uma noiva moderna, nas cores branco e off White, com detalhes luxuosos e bem ousados. E ele promete que trará muitas outras novidades neste segmento como tecidos coloridos para vestidos de festas.

Esse e mais dois vestidos desenhados pelo estilista estarão em exposição na Expo Noivas do Brasil, que acontecerá de 24 à 26 de agosto na FIEP. criações também serão apresentadas no Miss Terra, nos dia 9, 10 e 11 de agosto de 2012.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de PET (ABIPET), em 2011 foram recicladas no Brasil 262 mil toneladas de PET. Outro dado importante é que o país é um dos líderes mundiais em reciclagem do material. Os ganhos ambientais são grandes com iniciativas como esta de reciclar garrafas para fazer tecido.